Barreiras foi selecionada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz para integrar o 1º ciclo de colaboração da Rede ColaboraAPS, que reúne as 29 experiências mais inovadoras de todo o Brasil na Atenção Primária à Saúde (APS). O município conquistou o reconhecimento com a Rede de Atenção à Fibromialgia criada, levando a assistência da síndrome, além do Programa HumanizaDor de Fibromialgia, já instituído pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
A chamada pública recebeu 472 experiências de 14 estados, abrangendo iniciativas das cinco regiões do país e alinhadas aos seis eixos estratégicos da APS. O processo destacou a riqueza e a diversidade de projetos desenvolvidos no SUS, reafirmando o compromisso coletivo de fortalecer a saúde básica.
O Programa HumanizaDor atende atualmente mais de 200 pacientes cadastrados, com expectativa de alcançar até 4 mil pessoas na rede de atenção básica. A iniciativa garante um modelo pioneiro na Bahia, em que o diagnóstico inicial pode ser feito pelo clínico geral na atenção primária e, em seguida, os pacientes são encaminhados para acompanhamento especializado.
Segundo o coordenador do programa, o especialista em dor e fibromialgia Bruno Ramos, a proposta vai além do uso de medicamentos. “Humanizar o atendimento é essencial. Nosso foco está nas terapias não medicamentosas, que acolhem não apenas o paciente, mas também sua família e comunidade. Hoje, 95% do público atendido é composto por mulheres, e esse cuidado ampliado faz toda a diferença na qualidade de vida”, destacou.
Em 2025, o programa ampliou suas parcerias para garantir um cuidado integral. A Escola de Psicanálise de Brasília passou a oferecer teleconsultas em psicanálise para os pacientes, reforçando o acolhimento emocional. Já a empresa Kinology, de São Paulo, realizou a doação de equipamentos modernos para reabilitação física e ferramentas tecnológicas que aceleram diagnósticos e qualificam o atendimento.
Para a secretária municipal de Saúde, Larissa Barbosa, o reconhecimento da Fiocruz valoriza o esforço da gestão em inovar no cuidado com a população. “Esse resultado mostra que Barreiras está no caminho certo ao investir em práticas que colocam o paciente no centro do cuidado, buscando sempre mais qualidade de vida e bem-estar”, afirmou.
Dircom/PMB