Segundo relato policial, a guarnição da CIPE/Cerrado realizava patrulhamento voltado para a “Operação Safra”, quando recebeu denúncia sobre uma pessoa suspeita de transportar drogas em um ônibus da empresa Catedral, que fazia o itinerário Brasília-DF à Teresina-Piauí. De posse dessa informação, a equipe interceptou o veículo na BR-020, no distrito de Roda Velha e realizou abordagem. Durante buscas, flagrou a passageira Ellen Vitória Nascimento dos Santos, transportando grande quantidade de substâncias análogas à “maconha” e “crack” em sua bagagem.
Diante da situação, ainda segundo relato policial, Ellen recebeu voz de prisão. No momento ela informou que foi paga pelo traficante conhecido por, “Nildinho”, um dos líderes do tráfico de drogas em Luís Eduardo Magalhães, para buscar as drogas no Distrito Federal, retornar a LEM e entregá-las aos traficantes, Cássio da Silva Santos, 25 anos, homicida e traficante contumaz, que inclusive usava tornozeleira eletrônica e a Ednaldo Sena de Oliveira, 41 anos.
Relato sobre a troca de tiros
Ao ser interpelada pela guarnição, Ellen assumiu todo o esquema e se dispôs a levar os policiais até o ponto de encontro, onde ela entregaria os entorpecentes. Diante da situação e da periculosidade dos denunciados, outra guarnição da CIPE/Cerrado, comandada pelo subtenente/PM, Wenderson juntou-se para empreender a diligência e prender os infratores. Chegando ao local indicado, Rua Jorge Amado, bairro Mimoso I, por volta de 02 horas da madrugada desta sexta-feira (28), o comandante da guarnição verbalizou para realizar incursão no endereço suspeito, porém os acusados reagiram, efetuando disparos contra os policiais, que necessariamente procuraram se proteger e consequentemente revidaram aos disparos, a fim de cessar a resistência dos agressores.
Ambos foram atingidos durante o confronto, e imediatamente foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), contudo, evoluíram a óbito, atestado pela médica Rafaela Pereira da Silva, CRM-38788\BA.
Droga e arma apreendidas
Na ocorrência, em poder de Ellen foram apreendidos aproximadamente oito quilos de substância análoga à maconha e aproximadamente 476 gramas de crack. Ainda de acordo com informações policiais, com os resistentes foram apreendidas duas armas de fogo, utilizadas contra os agentes do estado, sendo uma espingarda calibre 12, com numeração suprimida e uma munição intacta, além de uma pistola calibre .32, com dois cartuchos intactos em um carregador. Foram apreendidos também, três aparelhos celulares.