O título de cidadão barreirense foi recebido pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto, pré-candidado do União Brasil ao governo da Bahia e o deputado federal Cacá Leão, pré-candidado ao senado pelo Partido Progressista (PP), durante Sessão Especial na Câmara Municipal de Barreiras, na noite dessa sexta-feira (03).
Os títulos foram entregues em cerimônia com a presença do prefeito Zito Barbosa, a primeira – dama Marisete Bastos (pré-candidata à deputada federal), o vice-prefeito Emerson Cardoso, o vice-governador João Leão, o deputado estadual Antonio Henrique Junior, os ex-prefeitos de Barreiras, Antonio Henrique, Paulo Braga e José Ronaldo, de Feira de Santana, e o presidente da Câmara Municipal Otoniel Teixeira. O plenário estava lotado.
A outorga foi votada pelos vereadores do município: Dr. Sileno, Hipólito dos Passos de Deus, Alcione Rodrigues, Dilma Alves, Yure Ramon, Valdomiro José, Tetéia Chaves, Rider Castro, Ivete Ricardo, Adriano Stein, Rodrigo do Mucambo, Carmélia da Mata, Eurico Queiroz, Ben-Hir (B.I.), Maria Isabel (Beza), João Felipe, Drª Graça, Francisco Sobrinho, além do Presidente Otoniel Teixeira. A iniciativa de propor o título, foi dos vereadores João Felipe, para ACM Neto e Adriano Stein, para o deputado Federal Cacá Leão.
Durante suas falas na Tribuna da Casa, os vereadores enfatizaram que as homenagens são uma forma de reconhecer os serviços prestados pelos dois jovens ao estado da Bahia e de estreitar ainda mais, o vínculo político deles com Barreiras e o Oeste Baiano. Também relembraram de feitos históricos na trajetória política estadual, nacional e regional, tanto de ACM Neto, quanto do seu saudoso avô, ACM. Doutor Sileno falou sobre os méritos políticos dos dois agraciados. Também expressou sua admiração pela história (in memorian) do ex-governador ACM, de quem Neto é herdeiro político e ressaltou que o deputado federal Cacá Leão não tem como mensurar o tamanho do benefício que fez à Barreiras e região, quando destinou recursos que permitiram a ampliação do Centro de Cardiologia e do Centro de Oncologia do Hospital do Oeste (HO). “Como médico, posso dizer que o senhor não tem ideia do quanto diminuiu o sofrimento de muitas pessoas que necessitavam fazer esse tipo de tratamento em nossa região e ficavam sem ter pra onde ir. Temos muito a agradecê-lo por essas emendas”, falou o vereador.
Neto e Cacá ficaram expressamente honrados e emocionados com a reverência do legislativo municipal local. Eles demonstraram esses sentimentos durante seus pronunciamentos na Tribuna Popular.
“Uma das mais importantes homenagens que já recebi na minha vida. Por isso, esse dia de hoje estará marcado em minha memória para sempre”, declarou Cacá.
Neto foi bastante aplaudido ao fazer longo discurso sobre sua notável carreira política, a experiência adquirida ao longo de 20 anos e pretensões futuras, ressaltando que, realizou importantes sonhos de criança e adolescente quando foi eleito deputado federal e reeleito por duas vezes, sendo o mais votado da Bahia e o oitavo mais votado no Brasil e também eleito e reeleito prefeito de Salvador.
ASCOM/Dr. Sileno