A cinco dias do início do verão, três cidades baianas registraram temperaturas acima de 36ºC, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os municípios ficam no oeste e no norte da Bahia e ficaram no top 10 dos mais quentes no Brasil no domingo (15).
Formosa do Rio Preto foi a quarta cidade mais quente do Brasil no domingo, com temperatura máxima de 37,3ºC. Barra, na mesma região, ficou em sexto lugar, com 36,9ºC. Jeremoabo, no norte do estado, foi a décima colocado, com 36,7ºC.
As cidade de Jaguaribe, no Ceará, registrou a temperatura mais alta do país, 38,3ºC. Ela foi seguida de Seridó e Caicó, ambas no Rio Grande do Norte, com 37,5ºC e 37,3ºC, respectivamente.
Apesar das temperaturas altas na Bahia, o clima está dentro do esperado e nem atingiu os valores mais altos, conforme explicado pela meteorologista do Inmet, Cláudia Valéria.
“Está dentro do padrão do que é o nosso verão, que é o período mais quente do ano. É normal ter temperaturas acima dos 40ºC no Vale do São Francisco e no nordeste baiano”, disse.
Além disso as sensações térmicas podem ser de temperaturas ainda mais quentes, a depender do vento e da umidade. Segundo a meteorologista, ela costumam ficar cerca de 1,5°C mais altas do que a temperatura registrada.
Em Salvador, a previsão de temperatura máxima nesta segunda-feira (16) é de 33ºC e deve seguir assim ao longo de toda a semana. A mínima fica entre 24°C e 25°C, conforme apontado pelo Inmet.