José Barreto Góes, diretor-presidente da Rede Boa, da qual faz parte a Oeste FM/Barreiras, empresário que também atua no ramo de distribuição de bebidas, representante de cervejarias em Itabuna, Ilhéus, Barreiras e outros municípios, recebeu das mãos da vereadora Tetéia Chaves, na noite dessa quarta-feira (24), a “Comenda 26 de Maio”, concedida pela Câmara de Vereadores de Barreiras, durante sessão especial no plenário Aroldo Cavalcante. A premiação faz parte da programação de eventos comemorativos do aniversário de emancipação política do município.
A honraria é o reconhecimento pela efetiva contribuição do empresário na geração de emprego e renda no município. O homenageado falou da satisfação ao receber o prêmio de honra ao mérito, da projeção, expansão e consolidação do Grupo JSG neste município, no Brasil e até no exterior. “Eu já trabalhei em várias regiões do Brasil. Esqueceram de falar do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde temos algumas atividades. Temos também atividades em Nova York, mas a gente tem um amor muito grande por Barreiras. Em 96 o meu colega/amigo, Luiz Pedro, me ligou, – naquele tempo eu era vendedor apenas de Arapiraca, Bahia e Maranhão, me convidando para assumir a operação que ele tinha aqui da Schincariol. Aqui cheguei, encontrei vários amigos, a cidade de braços abertos pra mim. Nós começamos com uma pequena operação aqui ao lado e hoje nós temos uma empresa consolidada, com mais de duzentos funcionários, crescendo a cada dia”.
Barreto ainda falou sobre a quarta premiação consecutiva que será entregue ao seu grupo, em Amsterdam, na Holanda, pela melhor operação Heineken do Brasil. “…Eu quero uma salva de palma para minha equipe que está aqui, porque estou recebendo esse prêmio em Barreiras, enquanto o meu filho e meu sobrinho estão recebendo outra premiação em Amsterdam”.
História de vida do empresário
Filho de mãe doceira e pai industriário, estudante de medicina (formou-se quando Barreto tinha 15 anos). Nasceu no município de Catu, em 1960. Dedica-se às vendas, desde os 14 anos, quando ajudava a mãe vender seus quitutes na feira e contribuía para o sustento da família.
Hoje, presidente do grupo JSG, que compõe três revendedoras da marca Heineiken, espalhadas pelo nordeste brasileiro, além de ser proprietário de dois dos mais bem equipados trios elétricos do carnaval baiano (Trio Barretão), que arrastam multidões na maior festa de rua do mundo.
A passagem de menino vendedor de cocadas a empresário de comprovada competência, só foi possível graças ao seu espírito prospectivo, que o fez reunir desde jovem, características como: visão, coragem, trabalho, dedicação e progresso, como marcas de suas ações, às quais permitiram seus sonhos virarem realidade.
O empreendedorismo e inquietude fizeram com que Barreto Goes adquirisse um carro de som para vender publicidades, e mais tarde, deixou o seu cargo de operador de produção na Petrobrás, em 1990, para fundar sua primeira empresa em Alagoinhas, a Danygraf, que contou com um capital inicial equivalente a R$ 35 mil da atualidade, ocupando uma área de 50 metros. Com o passar do tempo, o mercado mostrou-se limitado para o segmento no município, o que levou o empresário a buscar a expansão dos negócios.
Com o objetivo de prospectar clientes, Barreto Goes passou a atuar no ramo de franquias de informática, montando 18 escolas no Brasil, com assinaturas que consolidaram-se e permaneceram até os dias atuais (marca Lider). A empreitada permitiu que a Danygraf desse um salto decisivo rumo ao crescimento, se solidificando em Alagoinhas e permitindo, anos depois, a abertura de uma filial em Salvador, a Promograf, que conta com equipamentos moderníssimos de última geração.
O que parecia uma carreira empresarial despretensiosa, ganhou forma definitiva, quando em 1998, atuando como o principal fornecedor gráfico do Grupo Schincariol, recém-instalada em Alagoinhas, recebeu um convite para torna-se revendedor no estado de Alagoas.
O desafio de construir e solidificar a marca Schincariol em Alagoas foi aceito pelo empresário. Na época, a marca que tem como seu principal produto a cerveja, era desconhecido em maior parte do Brasil e do Nordeste.
O Grupo Lider Assumiu a revenda do município de União dos Palmares (AL), em junho de 1998, quando o número de vendas não passava de 3 mil dúzias de cervejas. Em dezembro do mesmo ano, as vendas chegaram a 40 mil dúzias e hoje o Grupo é líder de mercado na região, comandando três mil pontos de vendas e com uma participação média anual de 100 mil dúzias.
Convidado a ampliar seus negócios no estado, em 2000, o empresário assumiu mais uma revendedora, dessa vez, no município de Arapiraca. Somente no primeiro ano de atuação, a empresa aumentou o número de vendas de 6 mil dúzias para 20 mil dúzias de cervejas, mesmo disputando o mercado da região com outras três fortes concorrentes. Na ocasião, a revendedora administrada pelo Grupo Líder, ampliou e reforçou a posição de liderança em Alagoas, tornando-se, em 2006, líder absoluta da região, atingindo a participação de 56% do mercado e com média anual de vendas de 240 mil dúzias de cervejas. Essa conquista é atribuída principalmente à qualidade do serviço prestado, que inclui, acompanhamento, participação em eventos locais e uma relação de proximidade com a comunidade.
A partir daí, o Grupo não parou de investir no desenvolvimento e qualificação de seus serviços. Em 2001, foi a vez da revenda de Ilhéus, no sul da Bahia, onde o volume de vendas de cerveja passou de 8 mil dúzias naquele ano, para 120 mil dúzias em 2006, conquistando assim, mais uma liderança de mercado.
No ano seguinte, o Grupo Líder, já carimbado com à marca da competência e com o intuito de expandir à sua posição para a região Norte, abriu uma revendedora em Imperatriz, no estado do Maranhão, situada a nada menos que 2.200 km da fábrica de Alagoinhas.
No mesmo ano, entrou em operação a fábrica de Caxias (700 km de Imperatriz), – resultado: a revendedora desbancou a atuação da cerveja concorrente, que detinha 90% do mercado local em 2002, e as perspectivas de crescimento continuaram em alta.
Em dezembro de 2004, o Grupo assumiu ainda, a revendedora de Campos dos Goitacazes, no Rio de Janeiro, diversificando sua área de atuação.
Em 2006 o grupo assumiu a operação na região de Barreiras, apenas com a marca Schin.
Com o empenho de todo o time da empresa, o Grupo Líder sempre se destacou, e por quatro anos consecutivos ganhou viagens à França e Portugal (2003), Itália (2004), Alemanha (2005) e Chile (2006) através do programa Gestão do Distribuidor (PGD), do Grupo Schincariol, que premiava as doze melhores revendas do Brasil, com viagens internacionais, caminhões e automóveis.
Nos últimos anos, o grupo JSG cresceu e transformou-se em um dos maiores distribuidores da Heineken. Em 2021, ganhou o prêmio de melhor grupo de revenda da Heineiken, e em 2022 o prêmio de melhor dos grupos nacionais.
Mais do que uma simples homenagem, essas premiações demonstram que o Grupo JSG está atento às inovações que ocorrem em outras partes do Brasil e reafirma sua intenção de promover às melhores estratégias de vendas e distribuição de seus produtos, fugindo da posição comum no mercado da indústria cervejeira, e isso está sendo reconhecido.
Ao longo dessa trajetória de mais de 16 anos, aprendeu-se que, no mercado atual é sempre preciso repensar o modelo estratégico de criação de negócios e buscar alternativas que viabilizem novos investimentos. Só assim, é possível resolver a equação que reúne ampliação de negócios, otimização de recursos, criação de vantagens competitivas, relevantes e sustentáveis à maximização de resultados.
Para ampliar sua área de atuação, pensando estrategicamente e de forma mais abrangente e inovadora, o Grupo JSG optou por incorporar um novo segmento em seus negócios: a revenda de carros Ford. Sendo assim, adquiriu em maio de 2006, a revendedora lVEP, no município de Alagoinhas, responsável pela distribuição Ford em 25 municípios do Litoral Norte baiano.
Em 2007, fundou a concessionária Volkswagen Bavel, em Alagoinhas.
Em 2008, o grupo mudou a marca e criou o grupo JSG, ampliando suas atividades para a área de comunicação, postos de combustíveis e hospitalar.
Hoje, está com emissoras de rádio em funcionamento e outras em processo de implantação. Boa FM, em Alagoinhas, Itabuna, Irecê, Xique-Xique, Eunapolis,I lheus e Oeste FM/Barreiras. Não podemos deixar de falar que, o grupo JSG tem participações majoritárias em duas unidades médicas hospitalares, nas cidades de Alagoinhas e Lauro de Freitas.
Barretinho, como é conhecido em Alagoinhas, é um exemplo de empreendedor, o mesmo colaborou com o crescimento de diversas regiões do nordeste e principalmente da Bahia. Em Barreiras, não é diferente, o grupo JSG vem colaborando com o setor empresarial de forma ímpar, além de apoiar o setor de festas e entretenimento, como, por exemplo, sendo a marca principal do maior carnaval do Oeste da Bahia. Investiu também no setor de comunicações, fundou em nossa cidade a Rádio Oeste FM, uma referência em radiodifusão e levando informações diariamente para diversas cidades do oeste baiano. Com isso, suas empresas fortalecem a economia local e geram centenas de empregos.