A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) concluiu mais uma etapa da ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Ibotirama, município localizado às margens do rio São Francisco. O investimento de R$ 1,1 milhão implantou uma estrutura de 12 mil metros de rede coletora e ramais, além de pontos de ligação, no bairro Alto do Cruzeiro. A equipe da Embasa, atualmente, está notificando os moradores para que interliguem seus imóveis à rede pública de esgoto. Com a entrega dessa ampliação, Ibotirama tem uma infraestrutura de esgotamento sanitário capaz de atender 85% da sede municipal de Ibotirama.
O gerente da área de esgotamento sanitário da Embasa, Vagner Pereira, explica que esta é mais uma fase concluída da expansão do sistema de esgotamento sanitário de Ibotirama. “O município tem recebido constantes investimentos, com recursos da própria Embasa, para ampliar o acesso da população ao serviço de coleta e tratamento de esgoto doméstico, o que é fundamental para evitar a contaminação do rio São Francisco”, reforça.
Há dois anos, a Embasa investiu cerca de R$ 1,6 milhão para implantar 5.796 mil metros de ramais, tubulações que ligam os imóveis à rede pública de esgoto, beneficiando cerca de 680 novas famílias. Atualmente, o sistema coleta e trata uma média de 24,7 litros de efluente por segundo coletado nos bairros Alto do Cruzeiro, Alto do Fundão, Calumbi, Centro, Ibotiraminha, São Francisco, São João, Veredinha e Morada Real.