A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu uma série de ações socioeducativas visando a sensibilização de turistas durante o período do Carnaval de Barreiras. Na sexta-feira (17), os mobilizadores estiveram no aeroporto e na rodoviária onde entregaram panfletos para quem chegava na cidade com dicas de uso econômico da água e para evitar o descarte de resíduos na rede de esgoto. Na quinta-feira (16), a equipe promoveu uma blitz educativa para os motoristas e pedestres que circulavam nas imediações da praça Castro Alves, no Centro de Barreiras. As equipes das áreas social e ambiental da empresa também entregaram, na terça-feira (15), material educativo para os gerentes e administradores de hotéis e pousadas da cidade para que a mensagem chegasse até os hóspedes durante os dias de folia.
Embora essas orientações já sejam repassadas aos hóspedes, a administradora do Hotel Solar das Mangueiras, Fabiana Leão, acredita que o informativo com recomendações que vem da própria concessionária de água e esgoto levam a uma maior reflexão ambiental por parte dos clientes. “É importante que todos façam a sua parte para evitar desperdício de água e entupimento da rede coletora de esgoto, e que a estadia seja tranquila e agradável durante os dias da festa”, afirma. Para a gerente do Hotel e Pousada Rancho Verde, Sidônia Konin, esta ação é um reforço que contribui para sensibilizar quem se hospeda no período da folia. “Embora seja um momento de descontração e descanso, é importante que as pessoas continuem olhando para o meio ambiente, utilizando a água de forma correta”.
A iniciativa, que integra a Campanha de Verão da Embasa, visa chamar a atenção dos turistas para o uso econômico da água e dos cuidados com a rede de esgotamento sanitário, evitando o descarte inadequado de resíduos, principalmente pelo vaso sanitário. Para a assistente social da Embasa, Claudirene Vieira, este é o momento em que muitos turistas, quando saem das suas casas e vêm para a folia, se esquecem de economizar água e de evitar jogar lixo na rede de esgoto. “Fechar a torneira na hora de ensaboar, escovar os dentes ou fazer a barba, reutilizar as toalhas mais de uma vez, e evitar descartar cotonete, absorvente, fralda e resto de comida no vaso sanitário, ou fio de cabelo pelo ralo, são ações simples, mas que promovem mais tranquilidade para os dias de festa na cidade”.