Barreiras recebeu, nos dias 27 e 28 de novembro, a visita do médico sanitarista, professor da UFBA e agente de cooperação vinculado à Fiocruz, Dr. Leandro Domingues Barretto, para conhecer de perto a Rede de Atenção à Fibromialgia e o Programa HumanizaDor, selecionados entre as 29 experiências mais inovadoras da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil, dentro do projeto ColaboraAPS. A seleção ocorreu após uma chamada pública que reuniu 472 iniciativas de 14 estados, destacando Barreiras como referência nacional no cuidado biopsicossocial, integrado e humanizado às pessoas com fibromialgia.
Durante a visita, o representante da Fiocruz acompanhou um grupo de conversa na USF do povoado do Bezerro, na zona rural, USF do Jardim Ouro Branco, na zona urbana e atividades do grupo de fibromialgia no Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida. “Barreiras foi selecionada entre mais de 400 municípios como experiência inovadora na atenção primária. Estou muito feliz em conhecer essa iniciativa. O município está de parabéns”, afirmou o Dr. Leandro.
O coordenador do programa, Bruno Ramos, celebrou o reconhecimento. “É um dia muito feliz para Barreiras. Conseguimos mostrar toda a nossa rede, da zona rural à cidade, reconhecida pela Fiocruz como uma das melhores experiências do Brasil”, disse.
A visita também integra o processo de intercâmbio entre os 29 municípios selecionados. No final de janeiro, Barreiras receberá profissionais de outras cidades do país, que virão conhecer de perto toda a rede de atendimento, desde o cuidado inicial nos postos de saúde, até o programa, o que faz de Barreiras uma cidade exitosa na atenção à fibromialgia. “A seleção feita pela Fiocruz e a visita técnica reforçam o compromisso da Prefeitura de Barreiras em fortalecer a Atenção Primária e inovar no cuidado à população e o resultado reafirma que o município avança em ações centradas nas pessoas”, destacou a secretária de Saúde, Larissa Barbosa.
Programa HumanizaDor: referência na Bahia e modelo para o Brasil
O Programa HumanizaDor, um dos setores da Rede de Assistência à Fibromialgia no município, atende atualmente mais de 200 pacientes cadastrados e estima alcançar até 700 pacientes até 2029, a partir da nova tecnologia do cuidado que visa fortalecer a Atenção Básica, com capacitações permanentes dos agentes comunitários, enfermeiras, cirurgiões-dentistas e médicos desde abril de 2025, como orienta a Organização Mundial da Saúde.
O modelo implantado em Barreiras permite que o diagnóstico inicial seja feito pelo clínico geral ainda na Atenção Primária, garantindo agilidade, amplo acesso à consultas e continuidade do cuidado sob o modelo biopsicossocial. A iniciativa se baseia nas evidências de que o melhor tratamento da fibromialgia ainda são as terapias não medicamentosas, que incluem exercícios físicos específicos, práticas integrativas, reabilitação física, apoio psicológico e grupos de convivência.
















