Na manhã desta quinta-feira (23), por volta das 6h, Fernando de Assis do Vale, 35 anos, foi morto a tiros na Invasão do Salsicha, próximo ao bairro Cascalheira, em Barreiras, Oeste da Bahia. Segundo informações da Polícia Civil, a autoria do crime ainda é desconhecida. Durante o ataque, o filho da vítima, de 9 anos, também foi atingido por um disparo na perna.
O delegado plantonista, Dr. Élio Barbosa, acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para a realização de perícia no local e determinou exames complementares. A criança foi socorrida e encaminhada para atendimento médico.
Este é o terceiro homicídio registrado em Barreiras em 2025, que também contabilizou um caso de feminicídio neste ano. Dados anteriores mostram que, em 2022, o município apresentava uma taxa de homicídios de 36,9 por 100 mil habitantes, sendo a 17ª cidade mais violenta da Bahia.
Apesar dos índices elevados em anos anteriores, a Região do Meio Oeste da Bahia, que inclui Barreiras, registrou uma redução de 8,5% nos homicídios em 2024, totalizando 129 casos em seus 45 municípios. No mesmo período, a Bahia como um todo alcançou a menor taxa de mortes violentas dos últimos 17 anos, com uma redução de 8,7% em relação a 2023.
As investigações sobre o crime seguem em andamento.
Foto: Rede Social