A Polícia Rodoviária Federal na Bahia (PRF BA) em operação conjunta com a Guarda Civil Municipal de Salvador (GCMS) finalizou, na última sexta-feira (19), mais uma etapa da Operação Cyaneus.
A Operação Cyaneus iniciou-se no dia 8 de agosto e todas as ações foram desenvolvidas de forma integrada entre a PRF e a GCMS e as atividades operacionais foram concentradas em trechos da Grande Salvador (BR 324), em localidades conhecidas como Jaqueira do Carneiro, Brasilgás, entre outras regiões de grande fluxo viário e de acesso a capital baiana.
Contou com profissionais capacitados e a operação teve como foco resguardar a segurança dos usuários que utilizam o transporte público todos os dias para os mais diversos destinos, além de oferecer reforço concentrado no policiamento ostensivo e preventivo em locais, dias da semana e horários estratégicos, com o objetivo de evitar ocorrências criminais como os crimes relacionados a roubo a veículos de transporte coletivo de passageiros.
Foram realizados diversos comandos e montados bloqueios de fiscalizações, promovendo abordagens e consultas a veículos e pedestres e proporcionando sensação de segurança à sociedade local. Cerca de 118 ônibus foram abordados no período da operação e seus ocupantes foram consultados nos sistemas de segurança.
Os cães farejadores foram utilizados nas incursões, buscando entorpecentes, armas e outros ilícitos.
As atividades também aconteceram através de rondas motorizadas e paradas pré-determinadas, com base no mapeamento das ocorrências orientadas por inteligência. As abordagens também ficaram mais assertivas com o uso de ferramentas de tecnologia e de profissionais especializados.
Durante a Operação Cyaneus, foram compartilhadas técnicas em abordagem a ônibus, automóveis e motocicletas. Um dos focos do nivelamento foi a difusão de conhecimentos atinentes ao combate ao narcotráfico e outras modalidades criminosas. Foram debatidas também peculiaridades para realizar uma revista segura a pessoas e veículos.
Entre os dias 08 e 19 de agosto, foram fiscalizados 677 veículos e consultadas 1.456 pessoas. Durante as incursões, foram cumpridos 2 mandados de prisão, apreendida uma arma de fogo e mais 6 munições. 5 pessoas foram presas por diversos crimes.
A parceria busca fortalecer a ação integrada e cooperativa entre os órgãos em prol do desenvolvimento e da inovação em segurança pública.
Principais ocorrências
No primeiro dia da operação (08/08), as equipes da PRF e da GCMS prenderam dois foragidos da justiça. Eles estavam em um ônibus que foi abordado no Km 625 da BR 324. Ao serem consultados nos sistemas de segurança, foi verificado que os dois homens possuíam em seu desfavor mandado de prisão em aberto, decorrentes de processos pelos crimes de tráfico de drogas e estupro de vulnerável.
Um flagrante de porte ilegal de arma de fogo foi registrado na manhã de terça-feira (16/08), em Salvador. Os policiais fiscalizavam a rodovia e deram ordem de parada a um ônibus de viagem. Um dos passageiros disse estar armado. Foi feita a revista pessoal e na cintura do homem foi encontrado um revólver calibre 38 e mais 06 seis munições intactas. Ele foi preso e levado para a Delegacia de Polícia, pelo crime previsto no art. 14 da Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento).
Já na manhã de quinta-feira (18/08), foi apreendido uma porção de maconha que foi encontrada na cintura de um passageiro de ônibus. A ação foi desencadeada após abordagem a um ônibus e durante os procedimentos de fiscalização, um dos ocupantes mostrou-se descontentamento com a ação policial e não quis atender o comando da equipe, sendo necessário o uso de algemas para contê-lo. Foi feita a revista pessoal no homem, quando foi encontrada a droga que estava presa na cintura dele. Ele foi preso por crime de tráfico de drogas.
FONTE: PRF