Por volta das 12 horas dessa quinta-feira (24), o serviço de saúde da unidade prisional, foi acionado pela equipe de segurança para ir a cela 3, da triagem, onde estava recolhido o interno Francinaldo Barreto dos Santos, 43 anos, natural de Ibai/Bahia, preso provisório, com base nos artigos 121 e 14 do Código Penal Brasileiro (CPB). Sua ausência foi notada durante o almoço, quando foi chamado e não se apresentou, como de costume, junto com os demais internos. Ele tinha jogado boa parte do seu kit individual para fora e estava sozinho na cela, sem sinais de vida.
Neste momento, prepostos da segurança e da saúde foram acionados e o encontraram sentado na cama, com membros enrijecidos e lividez cadavérica. Acredita-se que o óbito tenha ocorrido duas ou três horas antes do meio-dia.
Há relatos de que ele possuía um relatório comprobatório de insanidade mental e teve transferência solicitada para um hospital psiquiátrico em Salvador. O interno, após cometer homicídio, tentou suicídio e sofria de surtos psicóticos, consequências da tentativa de suicídio.
A morte do interno foi também constatada pelo médico legista do IML regional, que esteve no local, em seguida o corpo foi transferido para realização de exames necroscópico para identificação da causa/morte pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).