O bairro Morada Nobre e algumas ruas da Barreirinhas e adjacências estão recebendo intervenções para a implantação de pontos de acesso dos imóveis à rede pública coletora de esgoto. O investimento de R$ 21,5 milhões, realizado pela Embasa, está ampliando a cobertura de atendimento do serviço de coleta, transporte e tratamento de esgoto doméstico em Barreiras, no oeste da Bahia. Ao final da obra, serão implantados 4.371 novos pontos para ligação do esgoto dos imóveis à rede coletora.
“A obra foi iniciada na segunda quinzena de junho e deve ser concluída no início do segundo semestre de 2025 e, também, inclui melhorias nas estações de bombeamento do sistema de esgotamento sanitário do município. Estimamos beneficiar diretamente a vida de aproximadamente 17 mil habitantes e a população do município, graças à qualidade ambiental que será promovida nesta área da cidade”, explica o gerente regional Marcos Rogério Moreira.
A Embasa está investindo na ampliação dos pontos de acesso ao serviço de esgotamento sanitário em atendimento aos termos do contrato de programa firmado com o município de Barreiras e à meta do marco legal do saneamento básico de garantir 90% de atendimento do serviço até 2033. Atualmente a cobertura de atendimento do serviço de esgotamento sanitário em Barreiras é 80,4% e, após a conclusão dessas obras subirá para 87,4%.
Unidade de Comunicação Empresarial
Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa)