a madrugada de hoje (18), policiais rodoviários federais recuperaram um caminhão roubado e prenderam três criminosos apontados como responsáveis por assaltos a veículos de carga na região sudoeste da Bahia. A ação foi registrada no KM 932 da BR 116, trecho do município baiano de Encruzilhada.
A ocorrência iniciou-se quando uma equipe da PRF fiscalizava o trecho e visualizou dois veículos parados no acostamento em atitude suspeita.
Foi feita a abordagem para identificação dos ocupantes. Após uma consulta nos sistemas, os policiais descobriram que o caminhão M.Benz/Atron 2324, com placas de Sergipe, possuía uma ‘queixa’ de roubo, registrada há dois dias (16/05) e já estava circulando com placas falsas para tentar escapar de fiscalizações da polícia.
Após alguns minutos de conversa, um dos homens relatou que era proprietário do caminhão. Disse também que havia comprado o veículo de carga por R$ 20 mil e estava escoltando com o Golf até a cidade de Vitória da Conquista (BA).
Os PRFs desconfiaram das informações contraditórias dos três homens e resolveram aprofundar à fiscalização. Foi feita uma vistoria e na cabine do caminhão foi apreendido um equipamento conhecido como jammer, o qual tem por finalidade interromper a frequência do rastreador, impedindo deste modo que a operadora ou o smartphone conectado a ele receba o sinal de localização do veículo.
Logo em seguida, o motorista de uma Van se aproximou dos policiais e relatou que foi vítima de uma tentativa de assalto ocorrido momentos antes na rodovia. Ele reconheceu os ocupantes do Golf como responsáveis pelo crime.
Diante dos fatos, o caminhão recuperado, o veículo apreendido, demais objetos e os criminosos, foram apresentados a autoridade policial de plantão da Delegacia de Polícia local, para formalização do auto de prisão em flagrante e demais procedimentos cabíveis. Após o registro da recuperação, o caminhão será devolvido ao seu legítimo proprietário.
A PRF alerta que o enfrentamento à criminalidade foi intensificado nesse período, com o objetivo de evitar assaltos e coibir ilícitos penais como porte ilegal de arma, receptação de veículo roubado e tráfico de entorpecentes. A PRF conta com grupos especializados de combate ao crime para intensificar essas ações.