O levantamento de 2021 da consultoria Global Firepower (GFP) mostra que as Forças Armadas do Brasil lideram o ranking de países da América Latina com o melhor preparo militar.
Desde 2006, este levantamento internacional usa mais de 50 fatores para determinar o poderio militar de centenas de nações.
Entre os itens avaliados estão o tamanho das tropas, a quantidade e o tipo de armamentos, o desempenho em conflitos anteriores, alianças militares, assim como a análise de fatores geográficos e logísticos.
De acordo com a última edição do ranking da GFP, os exércitos mais poderosos do planeta são, respectivamente, o dos Estados Unidos, da China e da Rússia.
Já as Forças Armadas do Brasil estão entre as 10 mais poderosas do planeta.
O Brasil também possui o exército mais poderoso da América Latina, seguido à distância pela Colômbia (39), Argentina (42), Venezuela (43), México (46) e Peru (47).
Abaixo você pode conferir o ranking da GFP apenas com países da América Latina. O Brasil está na liderança com uma ampla vantagem.
O ranking de 2021 da Global Firepower conta com um total de 140 nações. Você pode acessar a íntegra do levantamento clicando AQUI.
Forças Armadas do Brasil
O instrumento militar responsável pela defesa do Brasil é constituído pelas Forças Armadas, compostas pela Marinha do Brasil, pelo Exército Brasileiro e pela Força Aérea Brasileira.
Instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas sob a égide da hierarquia e da disciplina, as Forças Armadas do Brasil atuam sob a autoridade suprema do Presidente da República – seu comandante-em-chefe.
Segundo o Ministério da Defesa, são funções das instituições militares:
- assegurar a integridade do território nacional;
- defender os interesses e os recursos naturais, industriais e tecnológicos brasileiros;
- proteger os cidadãos e os bens do país;
- garantir a soberania da nação.
Por: Terra Brasil Notícias