Ocorreu na manhã desta quinta-feira (10), no Plenário Aroldo Cavalcante da Câmara de Vereadores de Barreiras, a solenidade de passagem de comando da Companhia Independente de Policiamento Tático – CIPT/Oeste, da 83ª e 84ª Companhias Independentes de Polícia Militar em Barreiras.
Presidido pelo comandante do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), Cel. PM Osival Cardoso, o evento contou com a presença do comandante do 10º BEIC, Ten. Cel. Camilo Uzêda; presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira, dos vereadores Alcione Rodrigues, Adriano Stein e Yure Ramon, também do secretário municipal de Segurança Cidadã e Trânsito, Junior Sampaio; comandante da Guarda Civil Municipal, João Oliveira; demais autoridades militares; civis e representantes de instituições.
A partir de agora, o novo comandante da Rondesp/Oeste, Maj. PM Ricardo Prudente, substitui o Maj. PM Araken Ferreira de Souza, este por sua vez, passa a comandar a 83ª CIPM em Barreiras, substituindo o então Maj. PM Marcus Vinicius Oliveira. Já a 84ª CIPM passa a ser comandada pela Capitã Lidiane Silva Aquino que substitui o Maj. PM Silvano Aquino dos Santos, sendo a primeira mulher a comandar uma unidade militar na PM do Oeste. “A sensação para esse momento é de muita responsabilidade, porque não será somente uma capitã no comando, mas uma representação de toda força das policiais femininas do oeste.
Agradeço muito essa oportunidade, sem dúvida é um gesto de total confiança e estou pronta para esse novo desafio”, destacou a nova comandante da 84ª CIPM Lidiane Silva Aquino.
Esse é um momento importante para a segurança pública do município, é o que conta o secretário Junior Sampaio.
“Esse dinamismo dentro da Polícia Militar é muito importante, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, junto com a Guarda Municipal, COOTRANS e demais Secretarias trabalha com essa parceria de promover o bem-estar social à todos. Desejamos sucesso aos novos comandantes”, pontuou.
Após a passagem de comando de maneira formal e os agradecimentos, o comandante do CPRO falou da gratidão de presidir a solenidade que marca novos desafios para toda equipe da corporação e que este ano completa 197 anos.
“Esse rito de passagem de comando é uma rotina na corporação, são mudanças necessárias para o nosso crescimento, são novos desafios impostos a esses oficiais no sentido de aperfeiçoarem a sua vida profissional.
É uma forma, inclusive, de dinamizar e oxigenar as nossas ações na tropa, pois fomos formados na academia de polícia militar e moldados para esses desafios.
Agradeço a todos os comandantes, sucedidos e sucessores, por todos os resultados e ações desses oficiais e praças por destacar de maneira positiva nossa região para toda Bahia”, exclamou o Coronel Osival Cardoso.
Barreiras/PMB – 10.03.2022
Blog do Paulo de Souza