Fundado em 1982, o clube amador reuniu ex-jogadores, comissão técnica e torcida em encontro especial com feijoada, música e homenagens após amistosos no estádio Duduzão
Os veteranos do tradicional Ginásio Esporte Clube se reuniram neste domingo (20), em Riachão das Neves, para celebrar os 38 anos de história de um dos mais emblemáticos clubes do futebol amador da região. O encontro aconteceu após a realização de partidas amistosas na manhã de domingo, no Estádio Municipal Duduzão, e reuniu jogadores históricos, familiares, torcedores, amigos e membros da diretoria da atual equipe.
A confraternização teve clima de nostalgia, alegria e reconhecimento, com feijoada, churrasco e som ao vivo do cantor André Nascimento, além da participação especial de Dilsinho. O evento foi um verdadeiro resgate da memória esportiva local, exaltando a trajetória do clube.
Segundo Gilson Pantera, ex-treinador da equipe, o Ginásio foi protagonista em grandes momentos do futebol riachãonevense:
“O Ginásio teve momentos marcantes na história do esporte local. Proporcionou muita alegria à sua torcida, que sempre foi uma das maiores da região.”
Fundado em 10 de janeiro de 1982, o Ginásio foi pentacampeão municipal consecutivo, nos anos de 1988, 1989, 1990, 1991 e 1992, deixando sua marca como um dos clubes mais vitoriosos da época. Em três desses títulos, foi campeão invicto.
A iniciativa da confraternização partiu do atual treinador da equipe que disputa o Campeonato Municipal 2025, Acácio Lopes Borges, filho de Louro de Valdemir, um dos grandes nomes do Ginásio nas décadas de 1980 e 1990.
O preparador físico e ex-jogador Juraci Diniz também falou com emoção sobre o momento:
“Não tem como pagar um evento como esse. Tive a honra de treinar e jogar em grandes times como o Riachão Esporte Clube, o Bahia e o Ginásio. Hoje, vejo minha escolinha formando atletas como a Taianara, que está no Bayern de Munique, e o Mateus, que está num grande clube do futebol português. Isso é gratificante.”
Juraci é irmão do saudoso Ademario Diniz (Demarim), homenageado nesta edição do campeonato municipal, que leva seu nome: Campeonato Ademario Diniz 2025.
“Foi mais do que uma confraternização. Foi uma homenagem viva à história que nos trouxe até aqui”, completou Juraci.
O fundador do clube, Salmiron Bomfim, também participou da festa e fez questão de relembrar o início dessa história:
“Esse time que está fazendo toda essa festa fui eu quem fundou, em 1982. E de lá pra cá ele continua vivo. Agradeço a quem está à frente hoje, porque estão fazendo o que eu fazia lá atrás. Quando fundei o Ginásio, um dos zagueiros do time era eu.”
O encontro reforçou o papel do Ginásio Esporte Clube como um verdadeiro patrimônio esportivo e afetivo de Riachão das Neves — um time que continua vivo na memória e nos corações de quem ama o futebol local.