Gilmar Cerqueira de Barros, 33 anos, foi morto com tiro de espingarda socadeira. O óbito foi constatado na manhã de domingo (15/10/2022).
Informações do crime
De acordo com relatório da Polícia Militar, por volta das 07 horas e 30 minutos, após solicitação via telefone funcional, os policiais foram informados que dentro de um VW/Gol, cor branca, placa: AJG 8457, estacionado na Rua 22 de Dezembro, em frente à residência de nº 430, havia um indivíduo sem vida. Uma guarnição deslocou até o local indicado, sendo confirmado o fato, e em seguida o óbito foi atestado pelo médico plantonista do SAMU. Gilmar tinha várias perfurações nos membros inferiores direito e esquerdo, provavelmente provocadas por arma de fogo. Após entrar em contato com Fernando Cerqueira de Barros, irmão da vítima, o mesmo narrou que estava em companhia de Adão Emidio dos Santos Silva, Romário Cerqueira de Barros e a vitima Gilmar, quando se envolveram em uma confusão no Povoado de Aldeia, e teriam corrido para o seu veículo, quando escutaram um barulho de tiro e ao chegarem na residência de sua mãe deixaram seu irmão Gilmar dormindo dentro do carro e entraram para dormir, não percebendo que ele tinha sido alvejado, e por volta das 07 horas da manhã, sua mãe foi ao carro e percebeu que Gilmar já estava morto.
Identificação do autor do crime
Fernando afirmou que o autor do disparo tinha sido um individuo conhecido por “Si”, morador do Povoado Aldeia. De posse das informações, a guarnição se deslocou até a localidade onde encontrou o suspeito do disparo, o qual foi identificado como, Sivaldo Alves da Silva, que ao ser indagado sobre o fato, alegou ter efetuado um disparo de espingarda bate bucha em direção ao veículo Gol Branco, já que um dos ocupantes conhecido como Adão, filho de Josa, teria tentado esfaqueá-lo no pescoço com um canivete, mas colocou a mão esquerda para se defender, provocando uma lesão em um dos seus dedos, ainda ressaltou que um dos ocupantes, com short branco, teria efetuado dois tiros em sua direção com uma arma curta.
Autor e arma apresentados na delegacia
Sivaldo Alves entregou a espingarda de fabricação artesanal utilizada no homicídio e, em seguida foi levado ao Hospital Municipal para ser medicado e fazer a sutura no dedo, conforme relatório médico. Adão e Fernando estão com escoriações visíveis, oriundas da confusão e de queda durante a tentativa de sair do local do crime. Diante dos fatos os envolvidos e a arma aprendida foram conduzidos e apresentados na Central de Flagrantes em Barreiras – BA, para adoção das medidas cabíveis.