A Bahia constatou a segunda morte por Febre Oropouche no estado. A confirmação foi feita pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nesta terça-feira (23). A paciente era uma mulher de 21 anos, residente de Camamu, no baixo sul baiano.
Segundo as informações, o óbito teria acontecido em maio, no entanto só foi divulgado nesta semana, após a realização de exames para apurar o motivo da morte.
De acordo com a Sesab, “foram feitas análises criteriosas realizadas pela Câmara Técnica de Análise de Óbitos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Os dois óbitos foram em mulheres, não gestantes, sem comorbidades, idades de 21 e 24 anos.”
A pasta informou que os óbitos apresentaram sintomas como: febre, cefaleia, dor retroorbital, mialgia, náuseas, vômitos, diarreia, dores em membros inferiores, astenia.
Outros sintomas mais graves, a exemplo de manchas vermelhas e roxas pelo corpo, sangramento nasal, gengival e vaginal, sonolência e vômito com hipotensão, sangramento grave, apresentando queda abrupta de hemoglobina e plaquetas também foram observados.
A morte da primeira vítima aconteceu em março deste ano, mas só foi divulgada em junho. Até a última atualização da Sesab, o estado tem 835 casos confirmados pela doença.
Foto: Flávio Carvalho/WMP Brasil/Fiocruz