A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou nesta terça-feira (28), que foram identificados no sistema de informação do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/BA), 673 casos de Síndrome Gripal (SG) por Influenza A H3N2, sendo 493 de residentes em Salvador.
De acordo com a Sesab, dos 673 casos de SG, 114 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram internação. Destes, 08 evoluíram a óbito por SRAG, sendo 07 residentes em Salvador e 01 residente em Laje.
A faixa etária acima de 80 anos registrou 06 óbitos. Os outros dois foram nas faixas de 60 a 69 anos (01 óbito) e 70 a 79 anos (01 óbito). Apenas 01 óbito não apresenta informações acerca da presença de comorbidades.
O monitoramento da circulação de vírus respiratórios é realizado através da notificação dos casos de SRAG no s Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-GRIPE) e de amostragem realizada por unidades sentinelas da Síndrome Gripal (SG).
A Sesab ainda ressaltou que devido às instabilidades nos sistemas de informação do Ministério da Saúde, o acesso aos dados de notificação de casos tem sido inconsistente e descontínuo, fazendo com que as informações permaneçam sujeitas a revisão.
Fonte: Bahia Noticias