O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou doze amostras da variante Ômicron no estado. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (10).
O levantamento representa 12,5% dos 96 sequenciamentos realizados em amostras coletadas no mês de dezembro. De acordo com a análise do sequenciamento genético, foram identificados em residentes de Salvador, Guanambi, Seabra, Camaçari, Madre de Deus e São Francisco do Conde.
Entre os infectados com a nova variante estão sete homens e cinco mulheres, sendo o mais novo de 14 anos e o mais velho com 41 anos.
Dos sete casos que foram registrados em Salvador, seis eram tripulantes de navios e apenas um era residente da capital baiana.
Além da identificação da Ômicron, foram detectadas 81 amostras da variante delta e as outras três não foi possível realizar a análise.
A Secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, afirma que embora a Ômicron ainda não seja a maioria dos casos, o cenário pede atenção.
“Estamos vendo nos dados uma elevação do número de positivos Covid. Nós vínhamos com uma média de 2 mil casos ativos. Passamos agora a 4.467”, afirma.
Fonte: Bahia Noticias