Conforme pesquisa divulgada, na quarta-feira (20), pela Comunidade Educativa Cedac, uma organização da sociedade civil. A pesquisa levou em conta o Ìndice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019 e os dados do Censo Escolar e de formação de professores, coletados antes da pandemia do novo Coronavírus, mas analisa oportunidades ofertadas a crianças e jovens para além do IDEB.
A região Nordeste foi a que mais avançou com relação a 2017 no IOEB. Bahia, Alagoas, Ceará e Paiú são os estados que reúnem quase metade dos 500 municípios que mais avançaram no oferecimento de oportunidades educacionais. Dos municípios que estão no grupo em desenvolvimento e que mais avançaram entre 2017 e 2019, 27% estão na Bahia.
O IOEB nacional foi de 5,02 e a Bahia registrou 4,4, sendo o terceiro Estado com maior crescimento no IOEB 2015-2019, com 22% de crescimento em relação à edição anterior.
O superintendente de Gestão da Informação Educacional da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Rainer Guimarães, fez uma análise dos dados e destacou alguns pontos que são determinantes para este avanço. “De acordo com o IOEB, a Bahia é classificada como um Estado em desenvolvimento. O indicador não separa as redes estadual, municipal, federal e privada, assim como faz a classificação por território observando a trajetória do estudante. Mas é animador, pois na Bahia as políticas educacionais têm sido marcadas por fatores como o fortalecimento do regime de colaboração entre o Estado e os municípios e ao desenvolvimento de políticas educacionais voltadas ao fortalecimento das aprendizagens”.
Ainda segundo o superintendente, na rede de ensino, são muitos os elementos que vêm contribuindo para gerar oportunidades para os estudantes. Ele destacou a ampliação da oferta de escolas em tempo integral; os cursos de Educação Profissional e Tecnológica; e o desenvolvimento de projetos como o Mais Estudo, de monitoria em Língua Portuguesa e Matemática e Educação Científica; o Ciência na Escola, que fomenta o estudo da Ciência em sala de aula; o Bahia Olímpica, que estimula a aprendizagem por meio da participação nas olimpíadas dos conhecimento; e o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE), que aplica regularmente avaliações de Língua Portuguesa e Matemática, com base na prova SAEB, além de projetos de arte, cultura e esporte.
IDEB – De acordo com o último IDEB, 2019, no Ensino Médio, a rede estadual de ensino saltou de 2,7 (2017) para 3,2 (2019). Este foi o melhor IDEB alcançado pela rede desde que o índice foi instituído, em 2007. Em termos relativos, percentuais, o IDEB da Bahia cresceu 18,5%, sendo o segundo maior crescimento do país. A Bahia também é um dos oito estados com aumento maior do IDEB, 0,5, maior do que a média nacional, que foi de 0,4.
O avanço também foi constatado nos ensinos Fundamental I e II da rede pública, que possuem ofertas pelas redes estadual e municipais. O IDEB demonstrou que, no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5° ano), houve um crescimento de 4,7 (2017) para 4,9 (2019) e, no Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), o desempenho foi ainda melhor, avançando de 3,4 (2017) para 3,8 (2019).
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado (SEC)
Fonte: Comunicação do Governo