Na terça-feira (11), foi nomeado para o cargo de Diretor Regional da Polícia Civil, o Dr. Rivaldo Almeida Luz, que era coordenador regional da 11ª COORPIN/Barreiras e nesta quarta-feira (12), Dr. Thiago Aguiar Folgueira Machado, delegado que atuava na Divisão de Homicídios em Barreiras, foi nomeado para assumir a titularidade da 11ª COORPIN.
Barreiras, Vitória da Conquista e Juazeiro terão diretorias, que vão apoiar delegacias e coordenadorias, auxiliando no planejamento e execução de ações em suas divisões territoriais de atuação.
Dr. Rivaldo assumirá a diretoria de Barreiras, que abrange seis coordenadorias regionais – Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Seabra, Irecê e Itaberaba.
A criação das DIRPINS faz parte do projeto de alteração da Lei Orgânica da Polícia Civil, que também instituiu a Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF).
“De acordo com o Departamento de Polícia do Interior DEPIN/Bahia, a medida faz parte do conjunto de projetos de lei enviado pelo Governo do Estado, já aprovado na Assembleia Legislativa.
A CCF substitui o antigo Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos (Gemacau) e nasce da necessidade de uma articulação mais intensa em relação aos conflitos fundiários, notadamente nas regiões Sul e Oeste. No entanto, a nova instância terá atuação em todo o estado, auxiliando as delegacias territoriais nas ações ligadas a esta temática – seja com a troca de conhecimentos a respeito das técnicas mais modernas de intervenção e investigação de situações fundiárias, seja com presença nas ações policiais propriamente ditas”.
Além de Dr. Rivaldo Luz, foram também nomeados os delegados Dr. André (Juazeiro) e Dr. Roberto Júnior (Vitória da Conquista) para os cargos de Diretor.