De acordo com o Diário Oficial do Município de Barreiras, o jornalista e poeta barreirense Roberto de Sena, foi o primeiro colocado no edital da Lei Paulo Gustavo para a realização de um documentário com o título ”O TROPICALISMO TEM UM PÉ EM BARREIRAS”, onde ele pretende contar um pouco da vida do multiartista barreirense Alcyvando Luz, que participou do lendário show ”Nós por Exemplo”, com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, entre outros. Segundo Sena, Alcyvando é uma referência na música brasileira e pela sua genialidade e pelo seu talento merecia uma estátua na principal praça da cidade.
“É uma personalidade que influenciou os tropicalistas. Caetano Veloso fala muito bem dele no livro VERDADE TROPICAL. Além disso, Alcyvando Luz tem músicas gravadas pelo próprio Caetano Veloso, Fafá de Belém, o Papa da Bossa Nova João Gilberto, entre muitos outros. É este filho de Barreiras, que precisa ser muito mais reconhecido pelos seus próprios conterrâneos e amado por todo o Brasil pelo extraordinário talento que tinha, um talento que vem de família. É uma história rica, bela, espetacular e que merece ser contada para que o povo de Barreiras saiba que esta cidade produziu um gênio da música brasileira.
Para dirigir o documentário, Roberto de Sena convidou Son Araújo, um talentoso diretor que já tem alguns filmes no currículo.
Roberto de Sena foi chefe de reportagem da TV Oeste, trabalhou na TV Câmara, trabalha em marketing político, tem 9 livros publicados e faz parte da ABL, Academia Barreirense de Letras.
A produção do documentário já foi iniciada com reuniões com familiares de Alcyvando Luz. Os contatos iniciais trazem uma riqueza ainda maior do que a esperada de histórias emocionantes e relatos históricos da música brasileira.