A Tribuna Popular realizada nesta quarta-feira (30/03), na Câmara Municipal de Barreiras, requerida pelo vereador, Doutor Sileno (PSD), teve como palestrantes convidados, o médico psiquiatra, Doutor Tiago Borges e a psicóloga Shalana Oliveira. A sessão foi presidida pelo vereador Hipólito dos Passos (MDB) e contou também com a participação dos vereadores, Rider Castro (União Brasil), Tetéia Chaves (PP), João Felipe (União Brasil), Yure Ramon (MDB) e Alcione Rodrigues (DEM), Larissa Bessa, representando o CREMEB, professores e estudantes universitários. Por falta de quórum, o presidente abriu sessão especial, seguindo regimento interno da Casa, para não cancelar o evento, que contou com bom número de público e foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e outras redes sociais.
Durante suas falas, os vereadores questionaram os palestrantes sobre a organização, disposição e ordem dos profissionais e também dos ambientes essenciais que compõem o corpo de atendimento de pacientes que procuram às unidades públicas de saúde, quando necessitam cuidar da saúde mental.
Palestrante Doutor Tiago
Doutor Tiago destacou que o governo precisa garantir uma ampliação desses serviços, mas isso é uma realidade de todo o país e não só dos municípios. Defendeu a implantação da psicoterapia nos ambientes de serviços de saúde. “É importante popularizar isso. Ainda é bem restrito no ambiente particular, porque é um recurso bem caro. Então a gente tem que avançar nesse sentido”.
Explicou que o postinho lá do bairro, é a principal porta de entrada do usuário que busca o serviço de saúde, onde 75 por cento das demandas podem ser resolvidas na atenção primária, que segundo ele, consegue fazer o acolhimento. Ainda enalteceu o importante papel do SAMU e da UPA, que viabilizam o sucesso da intervenção em crises. “Os casos graves, persistentes, que demandam um cuidado maior, são referenciados para os CAPs, os quais funcionam com uma equipe multiprofissional: psiquiatra, psicólogo, assistente social e equipe multi para colher esse paciente”.
O psiquiatra alertou sobre a importância de escutar sem julgamento, crítica ou preconceito – e não basta falar sobre suicídio, é preciso saber falar sobre suicídio.
Palestrante Shalana
Shalana começou o seu discurso parabenizando ao vereador Doutor Sileno, pela iniciativa de levar o debate de um tema tão importante como o suicídio para a Tribuna Popular. Logo após, criticou a ausência da maioria dos vereadores na sessão. “Estou super triste, porque não estou vendo os vereadores de Barreirinhas aqui, o bairro onde moro. Falar sobre um tema tão importante e a casa não está, é algo que a gente precisa falar mesmo!…”, destacou a palestrante.
Em seguida, Shalana afirmou que executa esse trabalho de conscientização, por meio de palestras, desde 2015, em escolas e outras instituições. Dentre os assuntos principais, ressaltou a importância de o legislativo desenvolver ações, projetos que fortaleçam os mecanismos de prevenção e combate ao suicídio no município, além de pedir união das famílias e de toda a sociedade no apoio às pessoas que necessitam cuidar da saúde mental.
Cobrou a elaboração de projetos que promovam maior contratação de psicólogos, principalmente para as escolas, tendo em vista que, profissionais concluem os estudos em Barreiras, e por falta de oportunidade no mercado local, na maioria das vezes, vai trabalhar em outros municípios ou estados. “A gente precisa criar um protocolo de intervenção, algum documento que sensibilize a contratação de profissionais psicólogos para as escolas, onde tenho acompanhado de perto, o sofrimento de pais, alunos e professores”.
Vereador Doutor Sileno
De acordo com o vereador Doutor Sileno, o suicídio é considerado um fenômeno unívoco no século XXI, e que pode afetar indivíduos de diferentes origens, faixa etárias, condições socioeconômicas, orientações sexuais e identidade de gênero. Observou que desde o ano passado, a incidência de suicídio tem crescido em nosso município, e fazer uso da tribuna em meio à incidência de casos de suicídio em nossa cidade se faz necessário. “O sentimento que me norteia nestes últimos dias é que precisamos fazer mais pelas pessoas e pela sociedade, não podemos nos pautar em uma data específica por se tratar de um problema grave e de saúde pública”.
Em sessão realizada no dia 16/11/2021 foi lida e aprovada uma indicação de Doutor Sileno solicitando que o município formalize uma parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), para que seja instalado um posto de atendimento desta instituição nesta cidade.