A Polícia Civil de Barreiras deflagrou nesta quinta-feira (17), a Operação Hipócrates para desarticular uma organização criminosa suspeita de praticar crimes de falsificação de documento público para ingressar de maneira fraudulenta no Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB).
A ação contou com participação de policiais da Delegacia de Homicídios (DH), Delegacia Territorial de Luis Eduardo Magalhães (DT/LEM) e Coordenação de Apoio Tático à Investigação (Cati/Oeste), onde resultou a prisão de quatro suspeitos nos estados da Bahia e Goiás.
Vale destacar que desde 2021 que a Polícia Civil do Estado da Bahia, por intermédio da 11ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), de Barreiras recebeu a denúncia da Polícia Civil do Estado de Goiás de que uma organização criminosa vinha cometendo crimes tipificados na Lei 8.848, lesando a UNIFASB e também a sociedade, pois alguns estudantes já estavam fazendo, inclusive atendimentos clínicos em hospitais, postos de saúde e também em clínicas particulares. Segundo as investigações, a quadrilha conta com o apoio de criminosos na América do Sul que oferecem facilidades para os estudantes de medicina com a promessa de validar o diploma no Brasil.
Alguns estudantes revelaram que chegaram a pagar de R$ 20 mil reais a até R$ 150 mil reais por documentos que possibilitariam o ingresso em faculdades nacionais. A Polícia Civil de Barreiras segue com as investigações e já mantém contato com as Polícia Civis dos estados do Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Tocantins, Piauí e Rio Grande do Norte visando prender quinze suspeitos que se encontra com mandado de prisão expedido pelo poder judiciário.
Fonte: MURAL DO OESTE