Os dados são da pesquisa Saúde Brasil, realizada entre 29 de setembro e 8 de outubro com 1.006 pessoas, pelo Centro de Pesquisa em Comunicação Política e Saúde Pública da Universidade de Brasília (CPS-UnB) e pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).
O estudo também mostrou que, entre aqueles que pretendem tomar a terceira dose, a maioria (36%) respondeu que tomaria qualquer uma das vacinas. As informações foram publicadas em reportagem do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.
“Os resultados mostram que, apesar da demora do país em iniciar a vacinação e dos erros na comunicação do governo federal, a sociedade brasileira aderiu majoritariamente à imunização contra a Covid-19. Isso é fruto, em boa medida, do histórico de vacinação dos brasileiros e das brasileiras contra diversas doenças e da confiança numa solução sanitária que tem sólida base científica há décadas”, diz Wladimir Gramacho, coordenador da pesquisa.
O estudo também aponta que as principais razões dos brasileiros para se imunizares são confiança na segurança e na eficácia da vacina (79%) e “para poder viajar e sair com segurança” (57%). Já entre aquele que não se vacinaram, os motivos predominantes são a crença de que o imunizante é ineficaz (28%) e de que terão reações (20%).
Fonte: Bahia Noticias