• Anuncie aqui
  • Você Repórter
  • Política de privacidade
sábado, junho 27, 2026
  • Login
Blog Alô Alô Salomão
CARNAVAL
PUBLICIDADE
  • Página inicial
  • Brasil
  • Bahia
  • Regional
  • Policial
  • Política
  • Mundo
  • Esporte
  • Famosos
  • Agro
Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
  • Página inicial
  • Brasil
  • Bahia
  • Regional
  • Policial
  • Política
  • Mundo
  • Esporte
  • Famosos
  • Agro
Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
Blog Alô Alô Salomão
Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
PUBLICIDADE

‘Cólica não é normal’ foi o tema ministrado pela SDE para servidoras nesta quinta-feira (09)

A palestra abordou endometriose e a importância da saúde feminina

Alô Alô Salomão por Alô Alô Salomão
3 anos atrás
em Saùde
A A
0
‘Cólica não é normal’ foi o tema ministrado pela SDE para servidoras nesta quinta-feira (09)
Compartilhe no FacebookCompartilhe no WhatsApp

O mês de março é dedicado às mulheres e pensando na saúde de suas funcionárias, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) promoveu, nesta quinta-feira (09), a palestra ‘Cólica não é normal’. Ministrada pela ginecologista e obstetra, Glauce Casaes, que tem 25 anos de estudo e atuação no tema endometriose. A palestra teve como objetivo proporcionar às servidoras informações mais aprofundadas sobre a doença e fazer um alerta sobre os riscos da enfermidade que atinge mais de 8 milhões de mulheres no Brasil.

 

“A data é vista como motivo de celebração, mas o dia 8 de março tem que ser um lembrete das mais diversas batalhas que mulheres enfrentam atualmente. Nós recebemos a proposta do Governador Jerônimo Rodrigues para dar continuidade à série de ações em comemoração ao Dia da Mulher e trouxemos para a secretaria esse debate, que teve uma riqueza de informações úteis para todas as pessoas presentes. Eu vou propor uma audiência com a secretaria de Saúde, Dra Roberta Santana. Eu penso que é importante que ela possa ouvir e ter a oportunidade de conhecer a campanha “Cólica não é normal” para que possamos encontrar formas, ferramentas e instrumentos de governos para identificar as políticas públicas e assim fazer chegar na Bahia e no Brasil as oportunidades que as mulheres tem e estão escondidas por falta de comunicação”, destaca Angelo Almeida, secretário da pasta.

Glauce Casaes é formada em medicina pela Universidade Federal da Bahia há 30 anos, dos quais 25 deles foram dedicados a estudos e trabalhos voltados para endometriose. A ideia da campanha surgiu diante do aumento no número de diagnóstico de endometriose, com atraso do tratamento. “São milhões de adolescentes e mulheres com a qualidade de vida afetada devido às cólicas intensas menstruais, que as impedem de irem à escola, ao trabalho, realizarem atividades domésticas. São dores abdominais, dores ao urinar, problemas sexuais devido a dispareunia, que é dor na penetração profunda, e frustração pela dificuldade ou impossibilidade de engravidar, quando se tem esse desejo.

Ainda de acordo com a médica é importante entender que a endometriose não é apenas uma doença localizada no aparelho reprodutivo feminino, ela apresenta um perfil genético, epigenético, com alterações hormonais e imunológicas e de exposição ambiental.

Fotos: Ascom/SDE

 

Fonte: Ascom/SDE
Compartilhar1EnviarTweet1Compartilhar

Posts Relacionados

GOVERNADOR INAUGURA ÁREA DE RADIOTERAPIA DO HOSPITAL DO OESTE NESTA SEXTA
Bahia

GOVERNADOR INAUGURA ÁREA DE RADIOTERAPIA DO HOSPITAL DO OESTE NESTA SEXTA

por Alô Alô Salomão
25/06/2026
SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide
Saùde

SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide

por Alô Alô Salomão
15/06/2026
Próximo Post
Jerônimo avança em projeto do Canal do Sertão e outras ações após reuniões em Brasília

Jerônimo avança em projeto do Canal do Sertão e outras ações após reuniões em Brasília

Mais lidas da semana

  • Regional: Barreiras tem mais um dia de vacina.

    Regional: Barreiras tem mais um dia de vacina.

    5818 compartilhamentos
    Compartilhar 2327 Tweet 1455
  • GOVERNADOR INAUGURA ÁREA DE RADIOTERAPIA DO HOSPITAL DO OESTE NESTA SEXTA

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tweet 1
  • São João da Bahia contabiliza 45 presos por Reconhecimento Facial e redução de acidentes nas estradas

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tweet 1
  • Operação conjunta entre 27º BPM e Polícia Civil resulta em confronto com autor de tripla tentativa de homicídio

    4 compartilhamentos
    Compartilhar 2 Tweet 1
  • HOMEM ARMADO COM REVÓLVER E FACA É PRESO APÓS AMEAÇAR PEDESTRES

    4 compartilhamentos
    Compartilhar 2 Tweet 1

CURSO MANICURE AGENDA LOTADA

ESCOLA ESPAÇO DO APRENDIZ

GAGIS

REAL CALÇADOS

PUBLICIDADE

ACADEMIAS 24 HORAS

BARREFOGO

COMERCIAL ALENCAR

TECH PROTEGE

Últimas notícias

São João da Bahia contabiliza 45 presos por Reconhecimento Facial e redução de acidentes nas estradas

São João da Bahia contabiliza 45 presos por Reconhecimento Facial e redução de acidentes nas estradas

25/06/2026
GOVERNADOR INAUGURA ÁREA DE RADIOTERAPIA DO HOSPITAL DO OESTE NESTA SEXTA

GOVERNADOR INAUGURA ÁREA DE RADIOTERAPIA DO HOSPITAL DO OESTE NESTA SEXTA

25/06/2026
SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide

SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide

15/06/2026

GUANABARA

ATACADÃO PEIXOTO

Blog Alô Alô Salomão

O portal de notícias do Oeste Baiano!

Siga-nos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • Anuncie aqui
  • Você Repórter
  • Política de privacidade

© 2022 Alô Alô Salomão - O portal de notícias do Oeste Baiano! Desenvolvido por Slayer.Tech.

Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
  • Página inicial
  • Categorias
    • Brasil
    • Bahia
    • Regional
    • Policial
    • Política
    • Mundo
    • Esporte
    • Famosos
    • Agro

© 2022 Alô Alô Salomão - O portal de notícias do Oeste Baiano! Desenvolvido por Slayer.Tech.

Bem-vindo(a) de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Login