O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou que um cânion desabou em Capitólio, região Centro-Oeste do estado, neste sábado (8). Duas mortes já foram confirmadas pelo SAMU. Outros turistas encontram-se internados em hospitais da região em estado grave. Ao menos 15 pessoas encontravam-se nas embarcações atingidas pelas rochas.
Segundo informações preliminares, devido as chuvas intensas dos últimos dias o paredão de pedras desabou e atingiu pelo menos duas lanchas com turistas. Bombeiros de Passos e de Piumhi estão no local do acidente.
De acordo com o Corpo de Bombeiros todos os feridos, até o momento, foram enviados para hospitais da região. Três para São José da Barra. Dois foram levados para locais de melhor suporte. O terceiro estável com trauma de face, que será transferido pela usa de Piumhi. Os demais em unidade de saúde de Capitólio.
Dois mais graves possuem fratura nos membros superiores. Serão encaminhados para Piumhi e Passos de ambulância do município. Um vídeo impressionante flagrou o momento em que a pedra se desprende, cai na água e aparentemente chega a atingir as embarcações em uma área turística.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a princípio uma tromba d’água teria causado o desprendimento da rocha que atingiu pelo menos três embarcações. O Batalhão de Operações Aéreas foi acionado. As aeronaves estavam a caminho, porém não puderam continuar viagem devido ao mal tempo.
Capitólio fica na região Centro-Oeste de Minas Gerais, próximo a Varginha. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população é de cerca de 8 663 habitantes .
O município se tornou um importante destino turístico de Minas Gerais, muito procurado nos últimos anos por conta das cachoeiras e dos rios de águas transparentes. O Cânion de Furnas é a principal atração, com suas paredes de pedra invadidas pelas águas esverdeadas do Lago de Furnas, formado pela represa da Usina Hidrelétrica de Furnas.
Fonte: PATOS 1