A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carreta que transportava quase 40 toneladas de farinha de trigo com nota fiscal fraudada. A abordagem aconteceu em frente a unidade operacional da PRF de Barreiras (Km 800 da BR 242), na tarde desta quinta-feira (09).
Tudo começou após o posto fiscal da SEFAZ-BA de Rosário acionar a PRF a fim de abordar um caminhão carregado com farinha de trigo, em razão de possível crime de sonegação fiscal.
Com as informações e características do veículo, os policiais deram ordem de parada a um Volvo/FH 440, acoplado a dois semirreboques (graneleiro). Durante a abordagem, foram solicitados os documentos de porte obrigatório e da carga.
Na entrevista, o motorista de 37 anos informou que embarcou a mercadoria em Cândido Rondon (PR) e tinha como destino a cidade de Igarassu, no Pernambuco. Foi verificado que o veículo estava transitando em rota incompatível com o trajeto de origem, já que a nota fiscal apresentada foi emitida por uma empresa domiciliada no estado de São Paulo.
Em razão dos fortes indícios de sonegação fiscal, a carga e os veículos foram retidos e encaminhados para a Secretaria de Fazenda Estadual (SEFAZ – BA), para os procedimentos administrativos e apuração das irregularidades e inconsistências tributárias.