Ouvidoras e ouvidores do Estado da Bahia se reuniram no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), nesta terça-feira (28), para discutirem ‘O Papel da Ouvidoria na Reconstrução Democrática’. A iniciativa foi uma realização da Secretaria de Comunicação (Secom), através da Ouvidoria Geral do Estado da Bahia (OGE), em alusão ao Dia Nacional do Ouvidor e da Ouvidora, celebrado no dia 16 de março. Este foi também o primeiro encontro oficial da Rede de Ouvidorias Especializadas do Estado com a Ouvidora Geral, Arany Santana, desde sua posse em janeiro deste ano.
Reforçando que a democracia tem como base a participação popular, a Ouvidora, Arany Santana disse estar atenta à responsabilidade que possui na garantia de direitos do cidadão. “Nosso papel é essencial. Simbolizamos o reconhecimento do Governo do Estado de que o cidadão precisa ser ouvido e precisa participar da construção das políticas públicas”. Ela ainda reafirmou a importante contribuição dos servidores nesta operação. “Nós ouvidores e ouvidoras somos parte ativa no processo de redemocratização do país. A mensagem da Ouvidora Geral da União para nós é muito significativa. Simboliza este novo momento, no qual temos ventos favoráveis para um alinhamento a nível nacional, que tem tudo para fortalecer o nosso papel e a nossa rede”.
Aberto por uma apresentação musical do Quarteto Novo, da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), o encontro aprofundou reflexões e propostas acerca do trabalho e comprometimento dos ouvidores em prol da cidadania no atual momento político e histórico do país.
Além da Ouvidora Geral, compuseram a mesa a Procuradora Geral Adjunta, Dra. Patrícia Saback; o Auditor Geral do Estado, Dr. Luís Augusto Peixoto; o diretor geral da Secom, Noé Américo; a Ouvidora do SUS/BA, Taís Tupinambá; e o Ouvidor adjunto da Secretaria de Segurança Pública, Cel Hélio Alves Godim. A Ouvidora Geral da União, Ariana Frances, enviou sua mensagem por vídeo, reforçando o alinhamento da Rede Estadual com o Governo Federal.
Rede de Ouvidorias Especializadas
Na Bahia, o serviço de ouvidoria do Governo do Estado funciona em rede, sob coordenação técnica da Ouvidoria Geral do Estado. São 300 ouvidorias especializadas de secretarias, fundações, empresas, autarquias e demais órgãos, interligadas através do Sistema de Ouvidoria TAG – software de registro e gerenciamento dos atendimentos. O funcionamento em rede significa mais agilidade e qualidade na resposta ao cidadão, tendo em vista que cabe ao ouvidor especializado, em sua respectiva área, a resposta final.
Fotos: Antonio Queirós/GOVBA