Com o compromisso de aprimorar constantemente o atendimento pré-hospitalar, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Barreiras participaram, nesta terça-feira (18), de mais uma capacitação técnica. O treinamento abordou o atendimento a vítimas de trauma, com foco em simulação realística, permitindo que médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas aprimorem suas habilidades em situações de emergência.
As capacitações serão realizadas ao longo de todo o ano, cada mês com um tema específico, e contam com o suporte do Núcleo de Educação Permanente (NEP), vinculado ao SAMU-192. A metodologia utilizada reforça a importância da prática em cenários que reproduzem de forma fiel as ocorrências enfrentadas pelas equipes no dia a dia. A formação desta vez foi conduzida pelo enfermeiro coordenador Alex Christiano.
Os números registrados em janeiro reforçam a necessidade de atualização constante dos profissionais. Durante o mês, o SAMU atendeu 447 ocorrências, sendo 347 com a ambulância básica e 130 com a unidade de suporte avançado. No total, foram 2.265 ligações e acionamentos, com 1.257 mobilizações de viaturas básicas e 343 de viaturas avançadas. A maior parte das ocorrências foi de natureza clínica, seguida por atendimentos a vítimas de trauma.
A coordenadora regional do SAMU, Juana Ribeiro, destacou a importância do treinamento contínuo para garantir um atendimento ágil e eficiente. “Com a continuidade das capacitações ao longo do ano, a Secretaria de Saúde reforça seu compromisso em oferecer um serviço cada vez mais qualificado, garantindo respostas rápidas e precisas em momentos críticos. A família SAMU 192 agradece a oportunidade e confiança de poder realizar um importante e belíssimo trabalho de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência, sempre com humanização, agilidade e excelência para a população de Barreiras e da regional Barreiras/Ibotirama”, afirmou.
Dircom/PMB – 18.2.2025