Nesta quarta-feira (30), o atual vice-prefeito e prefeito eleito de Riachão das Neves, Moab Santana, acompanhado pelo vereador Dr. Daniel Correia, o presidente do PT municipal Ércus Dário e o líder comunitário Val do Rio Branco, esteve em Brasília-DF para uma série de reuniões com o objetivo de angariar recursos para a futura gestão municipal.
A primeira reunião ocorreu no gabinete do deputado federal Valmir Assunção (PT), onde foram discutidos temas cruciais como conflitos agrários na fazenda Pau Louro, investimentos em assentamentos rurais, apoio aos produtores rurais, saneamento básico e infraestrutura da sede, distritos e zona rural. Entre os assuntos abordados, destacaram-se o cais e a orla do Rio Grande, além do sistema de drenagem do esgotamento sanitário do distrito de São José do Rio Grande. Na área da educação, Moab e Dr. Daniel solicitaram ao deputado a construção de uma escola de tempo integral, a conclusão da pavimentação asfáltica na estrada que liga a BR-135 ao distrito de Cariparé e investimentos em novas máquinas e implementos para melhorar a manutenção de estradas e outras obras. O deputado recebeu e assinou ofícios do prefeito eleito solicitando emendas que beneficiarão o seu município. “Queremos fazer um governo de alta produtividade e para isso precisaremos de novos investimentos em maquinário, porque somente com a aquisição de um aparelhamento adequado será possível alcançar nossos objetivos”, comentou Moab.
Mais tarde, a comitiva se reuniu com Milton Fornaziere, assessor da diretoria da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), para discutir a política de comercialização, estoque e garantia de preços mínimos dos produtos que fazem parte da cadeia produtiva de Riachão das Neves. Ao final da tarde, encontraram-se com Alexandre Conceição, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, onde debateram a implantação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável dos assentamentos de produtores rurais, linhas de crédito, fortalecimento do segmento agrário e desapropriação de terras por meio do crédito fundiário ou INCRA.
Essas reuniões marcam um passo importante na busca por recursos e apoio para a futura gestão de Riachão das Neves, visando melhorias significativas em diversas áreas do município .