BAHIA
PUBLICIDADE
  • Anuncie aqui
  • Você Repórter
  • Política de privacidade
  • Login
Blog Alô Alô Salomão
BAHIA
PUBLICIDADE
  • Página inicial
  • Brasil
  • Bahia
  • Regional
  • Policial
  • Política
  • Mundo
  • Esporte
  • Famosos
  • Agro
Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
  • Página inicial
  • Brasil
  • Bahia
  • Regional
  • Policial
  • Política
  • Mundo
  • Esporte
  • Famosos
  • Agro
Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
Blog Alô Alô Salomão
Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
PUBLICIDADE

Governo da Bahia ofertará mais de 14 mil mamografias no Outubro Rosa

Alô Alô Salomão por Alô Alô Salomão
4 anos atrás
em Bahia
A A
0
Governo da Bahia ofertará mais de 14 mil mamografias no Outubro Rosa
Compartilhe no FacebookCompartilhe no WhatsApp
Ao completar 10 anos de ações itinerantes de conscientização, detecção precoce e tratamento do câncer de mama, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ofertará mais de 14 mil exames de mamografia na capital e interior, a partir de 4 de outubro, como parte da campanha do “Outubro Rosa”.
Os exames serão realizados em mulheres de 40 a 69 anos, com horário previamente agendado pela internet (www.saude.ba.gov.br), a fim de evitar filas e aglomerações no atendimento. Na capital baiana, as mamografias serão ofertadas em unidades móveis e no Centro Estadual de Oncologia (Cican). Já no interior, as 21 Policlínicas Regionais de Saúde ofertarão os exames, no entanto, o agendamento ocorre nos postos de saúde ou nas Secretarias Municipais de Saúde.
Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que em 2021 serão detectados 66.280 novos casos de câncer de mama no país. Segundo a secretária da Saúde do Estado em exercício, Tereza Paim, “a principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e o diagnóstico precoce pode levar à cura em 90% dos casos. Além disso, quando precocemente descoberto pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade”.
Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia da rede de atendimento da Sesab.
Câncer de mama
De acordo com informação do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, por isso a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a características próprias de cada tumor.
Múltiplos fatores estão envolvidos na etiologia do câncer de mama, como explicam os especialistas do Inca, entre eles estão: idade da primeira menstruação (menor do que 12 anos); menopausa após os 55 anos; mulheres que nunca engravidaram ou nunca tiveram filhos (nuliparidade); primeira gravidez após os 30 anos; uso de alguns anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal (TRH) na menopausa, especialmente se por tempo prolongado; exposição à radiação ionizante; consumo de bebidas alcoólicas; dietas hipercalóricas; sedentarismo e predisposição genética.
Atualmente os médicos recomendam a identificação da doença em estágios iniciais por intermédio das estratégias de detecção precoce, pautadas nas ações de rastreamento e diagnóstico precoce. A mamografia bienal para as mulheres na faixa etária estabelecida é a estratégia de rastreio indicada, enquanto o diagnóstico precoce é formado pelo tripé: população alerta para os sinais e sintomas suspeitos; profissionais de saúde capacitados para avaliar os casos suspeitos; e sistemas e serviços de saúde preparados para garantir a confirmação diagnóstica oportuna e com qualidade.
O tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra e do tipo do tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo). Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo. No caso de a doença já possuir metástases (quando o câncer se espalhou para outros órgãos), o tratamento busca prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.
Atendimento
Para ser atendida, as mulheres devem agendar o exame através do site www.saude.ba.gov.br. No dia marcado deve-se apresentar um documento de identidade com foto, cartão do SUS e um comprovante de endereço no município. O programa tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento. Esse ano, as unidades móveis devem realizar, pelo menos, 140 mamografias por dia.
Na capital, as unidades móveis ficarão estacionadas nos seguintes locais: UNEB, no Cabula (de 4 de outubro a 13 de novembro); Mansão do Caminho, em São Marcos (de 4 de outubro a 13 de novembro); Departamento de Saúde da Polícia Militar, Avenida Dendezeiros (de 4 a 30 de outubro); Salvador Norte Shopping, São Cristóvão (de 4 a 16 de outubro); 41º Companhia da Polícia Militar, Federação (de 18 a 20 de outubro); Lar Harmonia, Piatã (de 21 a 23 de outubro); sede da Sesab, Centro Administrativo, (de 25 a 27 de outubro),  UPA de São Caetano, em São Caetano (de 3 a 13 de novembro), e Organização do Auxílio Fraterno, Queimadinho, Liberdade (de 3 a 6 de novembro).
Vale ressaltar que ao longo da programação do Outubro Rosa pode ocorrer alguma alteração nos locais de atendimento e essas alterações serão divulgadas oportunamente.
Hospital da Mulher
Aliando-se às ações do Outubro Rosa, o Hospital da Mulher terá uma programação especial, que será iniciada no dia 4 de outubro, com a realização de punções mamárias (biópsias) para pacientes, em articulação com as Policlínicas, visando reduzir o tempo do diagnóstico e tratamento para as pacientes. Durante todo o mês de outubro serão realizadas cirurgias de reconstrução mamárias para pacientes oncológicas da unidade.

Também durante todo o mês de outubro serão realizadas palestras de conscientização sobre o câncer de mama, voltadas para colaboradores  e pacientes do hospital. Na segunda quinzena de outubro serão entregues perucas do projeto “Fio Solidário”, em parceria com o “Tantinho de Esperança”, para pacientes oncológicas da unidade hospitalar.

Fonte: Assessoria de Comunicação

CompartilharEnviarTweetCompartilhar

Posts Relacionados

Latrocínio com tortura e execução choca zona moradores de São Desidério
Bahia

Latrocínio com tortura e execução choca zona moradores de São Desidério

por Alô Alô Salomão
01/07/2025
Morre vereador André Magalhães; Prefeitura decreta luto oficial
Bahia

Morre vereador André Magalhães; Prefeitura decreta luto oficial

por Alô Alô Salomão
29/06/2025
Próximo Post
Comissão da Câmara deve acompanhar investigação da morte de jovem em Barreiras

Comissão da Câmara deve acompanhar investigação da morte de jovem em Barreiras

Mais lidas da semana

  • Morre vereador André Magalhães; Prefeitura decreta luto oficial

    Morre vereador André Magalhães; Prefeitura decreta luto oficial

    44 compartilhamentos
    Compartilhar 18 Tweet 11
  • Regional: Barreiras tem mais um dia de vacina.

    3773 compartilhamentos
    Compartilhar 1509 Tweet 943
  • Funcionário mata homem com golpes de machado em fazenda na zona rural de Barreiras; delegado descarta legítima defesa

    27 compartilhamentos
    Compartilhar 11 Tweet 7
  • Polícia Militar Apreende Armas, Munições e Drogas Durante Ocorrência em Coribe

    34 compartilhamentos
    Compartilhar 14 Tweet 9
  • Secretaria do Meio Ambiente, Polícia Militar e Guarda Municipal realizam operação de conscientização sobre poluição sonora em Riachão das Neves

    9 compartilhamentos
    Compartilhar 4 Tweet 2

Últimas notícias

Latrocínio com tortura e execução choca zona moradores de São Desidério

Latrocínio com tortura e execução choca zona moradores de São Desidério

01/07/2025
Polícia investiga crimes de estupro e tortura em nove estados

Polícia investiga crimes de estupro e tortura em nove estados

30/06/2025
Inscrições para concorrer às bolsas do Prouni começam nesta segunda

Inscrições para concorrer às bolsas do Prouni começam nesta segunda

30/06/2025
PUBLICIDADE
Blog Alô Alô Salomão

O portal de notícias do Oeste Baiano!

Siga-nos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • Anuncie aqui
  • Você Repórter
  • Política de privacidade

© 2022 Alô Alô Salomão - O portal de notícias do Oeste Baiano! Desenvolvido por Slayer.Tech.

Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
  • Login
  • Página inicial
  • Categorias
    • Brasil
    • Bahia
    • Regional
    • Policial
    • Política
    • Mundo
    • Esporte
    • Famosos
    • Agro

© 2022 Alô Alô Salomão - O portal de notícias do Oeste Baiano! Desenvolvido por Slayer.Tech.

Bem-vindo(a) de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Login