Carnaval da Bahia
PUBLICIDADE
  • Anuncie aqui
  • Você Repórter
  • Política de privacidade
quarta-feira, março 4, 2026
  • Login
Blog Alô Alô Salomão
CARNAVAL
PUBLICIDADE
  • Página inicial
  • Brasil
  • Bahia
  • Regional
  • Policial
  • Política
  • Mundo
  • Esporte
  • Famosos
  • Agro
Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
  • Página inicial
  • Brasil
  • Bahia
  • Regional
  • Policial
  • Política
  • Mundo
  • Esporte
  • Famosos
  • Agro
Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
Blog Alô Alô Salomão
Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
PUBLICIDADE

Hemoba lança campanha em homenagem ao Mês da Mulher

Alô Alô Salomão por Alô Alô Salomão
3 anos atrás
em Saùde
A A
0
Hemoba lança campanha em homenagem ao Mês da Mulher

Fundação Hemoba realiza campanha de doação de sangue no Dia Internacional da Mulher Foto: Carol Garcia/GOVBA

Compartilhe no FacebookCompartilhe no WhatsApp

Com o tema “Mulheres inspiradoras”, a Fundação Hemoba lança campanha para celebrar o Mês da Mulher na próxima quarta-feira (08), às 12h, no Hemocentro Coordenador, em Salvador, com a apresentação de integrantes do bloco afro Malê Debalê. Será uma homenagem às profissionais e pacientes da instituição e às doadoras, que salvam vidas e inspiram outras pessoas com seu exemplo de solidariedade. Além disso, haverá esclarecimentos sobre alguns mitos acerca da doação feminina, como os relacionados à menstruação e à amamentação.

Com a maioria da equipe de trabalho composta por mulheres, a Hemoba é uma instituição predominantemente feminina. Nas redes sociais, o público feminino é a maior parte, representando 73% das pessoas que acompanham a Fundação no Facebook e Instagram. Na doação de sangue, também as mulheres estão presentes. No ano passado, após o período crítico da pandemia da Covid 19, foram 73.375 doadoras na Fundação em todo o estado da Bahia, um aumento de 32% em relação a 2020, quando 55.600 doaram. Em relação ao cadastro de medula óssea, foram 3.790 mulheres e 2.143 homens, uma diferença de 44%. “As mulheres são a principal força de trabalho da Hemoba e estão se tornando também protagonistas na doação de sangue. Talvez isto seja resultado das campanhas específicas para o público feminino, esclarecendo determinados tabus relacionados à amamentação e menstruação. Elas superaram o medo. Hoje sabem que a doação de sangue não traz nenhum malefício à sua saúde”, declara Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Fundação.

Há diferenças em alguns requisitos de doação de sangue entre homens e mulheres. A frequência máxima é de três doações de sangue anuais para a mulher e de quatro para o homem, com o intervalo mínimo entre uma doação e outra de dois meses para o sexo masculino e de três meses para o feminino. Além disso, as mulheres grávidas, no pós-parto (90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana) e em amamentação (até 12 meses após o parto) não podem doar temporariamente.

 

Programação – Na programação, além da apresentação do bloco afro Malê Debalê, estão previstas massagem, maquiagem e distribuição de brindes para as candidatas à doação de sangue, com a participação dos seguintes parceiros: Studio Andréa Fontes (limpeza de pele e massagem), Luiz Lopes Estética Fácil e Corporal, Drogaria São Paulo, maquiador Jean Camilo; projeto social Mulheres que Incentivam de Itapoã, que vão expor produtos artesanais feitos por mulheres, e o Instituto Analice “Mulheres de Mãos Dadas”, que atende famílias em vulnerabilidade social. Os integrantes dois últimos grupos também irão doar sangue.

 

Estoque Crítico – Em março, mês que celebra o protagonismo feminino, a Hemoba convida a todos para o gesto de solidariedade de doação de sangue, um ato altruísta que pode ajudar a salvar até quatro vidas, principalmente diante de necessidade de manter o estoque de sangue em situação segura. No momento, os tipos sanguíneos O-, O+ e B+ estão abaixo dos níveis recomendados para atender a demanda das unidades hospitalares do estado. São várias situações em que as pessoas necessitam da transfusão de sangue, como quando sofrem acidentes com lesões graves, se submetem à cirurgia e estão recebendo tratamento contra câncer ou outras doenças, como a anemia falciforme.

Onde Doar – Na Bahia, são 27 unidades fixas de coletas da Hemoba, sendo 06 na capital e 21 no interior. Em Salvador, o Hemocentro Coordenador recebe os doadores de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h30. O Hemóvel (unidade de coleta externa de sangue) estará na Estação da Lapa até dia 09/03, de 8h às 17h; as unidades nos hospitais do Subúrbio e Ana Nery atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e no Roberto Santos, das 8h às 12h e 13h às 17h. Já no Hospital Irmã Dulce, a coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para conferir o horário de atendimento no interior do estado, acesse o site: http://hemoba.ba.gov.br/.

 

Fundação Hemoba realiza campanha de doação de sangue no Dia Internacional da Mulher
Foto: Carol Garcia/GOVBA

Critérios para doação de sangue – Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Cadastro de medula óssea – O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Foto: Carol Garcia (GOV BA)

Fonte: ASCOM HEMOBA
Compartilhar1EnviarTweet1Compartilhar

Posts Relacionados

Bahia inicia distribuição de vacina 100% brasileira contra a dengue para os 417 municípios
Bahia

Bahia inicia distribuição de vacina 100% brasileira contra a dengue para os 417 municípios

por Alô Alô Salomão
27/02/2026
Março Lilás reforça prevenção ao câncer do colo do útero
Brasil

Março Lilás reforça prevenção ao câncer do colo do útero

por Alô Alô Salomão
25/02/2026
Próximo Post
Rede SAC realiza atendimento especial para RG durante os sábados de março

Rede SAC realiza atendimento especial para RG durante os sábados de março

Mais lidas da semana

  • Regional: Barreiras tem mais um dia de vacina.

    Regional: Barreiras tem mais um dia de vacina.

    5181 compartilhamentos
    Compartilhar 2072 Tweet 1295
  • Riachão das Neves se despede de um nobre filho

    32 compartilhamentos
    Compartilhar 13 Tweet 8
  • Sargento e esposa passam mal após consumirem alimento entregue por desconhecido e têm caminhonete furtada em Barreiras

    8 compartilhamentos
    Compartilhar 3 Tweet 2
  • Pé de tamarindo cai e atinge veículos no bairro Parque Santa Lúcia, em Barreiras

    5 compartilhamentos
    Compartilhar 2 Tweet 1
  • Aulas seguem suspensas em cidade baiana que teve maior volume de chuvas do país

    5 compartilhamentos
    Compartilhar 2 Tweet 1

CURSO MANICURE AGENDA LOTADA

ESCOLA ESPAÇO DO APRENDIZ

GAGIS

REAL CALÇADOS

MERCATTO DELICIA

Últimas notícias

Golpistas se Passam por Advogados e Fazem Vítimas no Oeste da Bahia

Golpistas se Passam por Advogados e Fazem Vítimas no Oeste da Bahia

03/03/2026
Carnaval de Bom Jesus da Lapa é finalizado com três presos pelo Reconhecimento Facial

Carnaval de Bom Jesus da Lapa é finalizado com três presos pelo Reconhecimento Facial

02/03/2026
Guarda Civil Municipal e Polícia Militar agem rápido e recuperam TV furtada de unidade de saúde em Barreiras

Guarda Civil Municipal e Polícia Militar agem rápido e recuperam TV furtada de unidade de saúde em Barreiras

02/03/2026
PUBLICIDADE
Blog Alô Alô Salomão

O portal de notícias do Oeste Baiano!

Siga-nos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • Anuncie aqui
  • Você Repórter
  • Política de privacidade

© 2022 Alô Alô Salomão - O portal de notícias do Oeste Baiano! Desenvolvido por Slayer.Tech.

Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
  • Página inicial
  • Categorias
    • Brasil
    • Bahia
    • Regional
    • Policial
    • Política
    • Mundo
    • Esporte
    • Famosos
    • Agro

© 2022 Alô Alô Salomão - O portal de notícias do Oeste Baiano! Desenvolvido por Slayer.Tech.

Bem-vindo(a) de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Login