Uma solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (14), na base avançada do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), em Barreiras, marcou o lançamento da Operação Safra 2023/24, que chega a 10ª edição de serviços prestados à segurança e logística no campo de 11 municípios do Oeste baiano. A iniciativa é do governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública com o apoio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).
Um vídeo institucional destacou as ações e resultados obtidos ao longo dos dez anos de operação na região e o evento contou com a presença de agricultores e autoridades. A Aiba cedeu oito viaturas para a Operação Safra. “Como produtor rural, posso dizer que estou satisfeito com os resultados alcançados nas últimas edições da Operação Safra, uma iniciativa que desde 2014 tem contribuído para a nossa região. É uma satisfação chegarmos a 10ª edição com números que refletem positivamente a importância de preservar essa parceria entre Aiba, e o Governo do Estado, por meio da Adab e da Polícia Militar, para a manutenção da paz no campo e nas cidades no Oeste baiano”, relatou o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.
Realizada em municípios da região que se destacam pelo cultivo de soja, algodão, milho e café, a operação reduziu o índice de criminalidade na região e promoveu maior segurança aos empreendimentos rurais e garantido mais policiamento de uma área de 91.601,45 km² que compreende Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Baianópolis, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória e Santa Rita de Cássia. “Essa operação apoia o trabalho do agricultor que faz a região crescer pujante no cenário da Bahia, traz a paz e uma mudança efetiva para o desenvolvimento da região”, disse o subsecretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Marcel de Oliveira.
De acordo com o relatório da PM da última edição, entre os números apresentados, foram presas 192 pessoas em flagrante, 310 armas apreendidas e 43 apreensões de drogas. Durante seis meses, o efetivo policial será reforçado para levar segurança às áreas urbanas e rurais de 1º de outubro de 2023 a 30 de março de 2024.
“Mais uma vez a Polícia Militar estará presente nesta operação, uma grande satisfação para o comando da corporação e uma demonstração do Estado preocupado com a proteção das propriedades rurais dessa região. Esta operação foi formatada de maneira modelar em que contaremos com oito viaturas cedidas pela Aiba e 40 policiais militares escalados por semana, totalizando 1040 policiais militares durante a operação, para levar mais segurança à população oestina, sobretudo nas áreas de divisa de nosso Estado”, destacou o comandante geral da Polícia Militar do Estado, Cel. PM Paulo Coutinho.
O momento foi marcado pela assinatura do Convênio de Cooperação Técnica da Operação Safra entre Aiba, PM e Adab. A operação também apoiará o trabalho da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), no controle fitossanitário e no trânsito de fertilizantes e defensivos agrícolas.
“Os dados são impressionantes e essa operação já é sucesso e pode ser copiada em todo o país. Comemoramos os dez anos de avanço, não só para os produtores, mas para os mais de 500 mil habitantes que compõem esses territórios de identidade”, explicou o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Menezes Luz.