O coordenador regional de polícia Dr. Rivaldo Luz informa que ações preventivas estão ocorrendo diariamente em todos os municípios de competência da 11ª Coordenadoria Regional (COORPIN/BA). Ontem (19) várias escolas foram visitadas pela equipe do Núcleo de Inteligência (NI) da polícia judiciária.
Apesar de não haver registros de ameaças contra escolas de Formosa do Rio Preto e Mansidão, segundo o delegado responsável pela delegacia do município, Dr. Arnaldo Monte, essas ações foram iniciadas após as crescentes ameaças de violência em escolas no contexto nacional.
“Arnaldo Monte destacou que os trabalhos começaram no dia 12 de abril e têm o objetivo de manter o clima de tranquilidade nas unidades de ensino dos dois municípios. No dia 12 aconteceu uma reunião entre Polícia Civil, Secretaria de Educação, Conselho Tutelar e Polícia Militar, formamos uma comissão, e no dia seguinte iniciamos várias visitas nas escolas públicas e particulares, para interagir com os alunos e professores, explicando que estamos presentes para garantir a segurança”.
O delegado ainda ressalta que, a iniciativa visa estimular a interação dos órgãos de segurança com o público escolar, incluindo alunos, professores e diretores da rede escolar, trocando informações, mostrando técnicas de prevenção, além de orientar sobre os perigos das falsas informações e outros temas importantes para garantir a segurança.
“Na escola Municipal Antônio Pinto de Miranda (Vazante II), encontramos uma criança de 4 anos de idade que ficou assustada e chorou, pensando que havia chegado “o matador de criança”. Trouxemos o pai para ficar junto dela, em seguida, com calma explicamos a todos o papel da Polícia e o motivo pelo qual estávamos alí. Ao final, aquela criança estava rindo e feliz pela nossa visita”.