Uma parceria entre a Polícia Militar e CDL de Barreiras vai intensificar a segurança na cidade. As duas instituições pretendem integrar câmeras privadas ao sistema de monitoramento do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), aumentando o campo de vigilância da polícia em áreas comerciais e residenciais de Barreiras. O assunto foi discutido, em reunião recente, entre o presidente da Câmara, Geovani Zorzo, e o Tenente Coronel Gouveia, que iniciarão nos próximos dias visitas a estabelecimentos que dispõem de equipamentos em áreas externas.
A ideia é que as imagens das câmeras instaladas em entradas de comércios e condomínios sejam incorporadas automaticamente ao sistema policial, para ajudar na atuação da Polícia quando necessário. O objetivo é reduzir o índice de criminalidade e, consequentemente, aumentar a segurança. Segundo a Polícia, as estatísticas comprovam que em áreas onde há câmeras instaladas as ocorrências diminuem, enquanto aumentam os números de casos elucidados, devido à identificação dos criminosos.
O presidente da CDL, Geovani Zorzo, ressaltou a parceria entre as instituições durante o carnaval, campanhas e eventos que envolvem o comércio local. “Já somos parceiros de longas datas e esse encontro foi para reforçar ainda mais essa atuação conjunta, agora com esse projeto importante para todos os cidadãos barreirenses”, disse ao lembrar que o projeto não inclui circuito interno de câmeras, apenas equipamentos direcionados para as ruas, cujas imagens são de áreas públicas.