• Anuncie aqui
  • Você Repórter
  • Política de privacidade
quinta-feira, junho 25, 2026
  • Login
Blog Alô Alô Salomão
CARNAVAL
PUBLICIDADE
  • Página inicial
  • Brasil
  • Bahia
  • Regional
  • Policial
  • Política
  • Mundo
  • Esporte
  • Famosos
  • Agro
Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
  • Página inicial
  • Brasil
  • Bahia
  • Regional
  • Policial
  • Política
  • Mundo
  • Esporte
  • Famosos
  • Agro
Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
Blog Alô Alô Salomão
Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
PUBLICIDADE

Policlínicas Regionais têm repasses ampliados pelo Estado para fortalecer consórcios de saúde

Alô Alô Salomão por Alô Alô Salomão
3 anos atrás
em Bahia
A A
0
Policlínicas Regionais têm repasses ampliados pelo Estado para fortalecer consórcios de saúde
Compartilhe no FacebookCompartilhe no WhatsApp

Nesta sexta-feira (29) acontece em Salvador, o I Fórum Estadual dos Consórcios Públicos Inter federativos de Saúde. Realizado no auditório da sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo (CAB), o encontro tem o objetivo de incentivar a criação e a divulgação das práticas exitosas realizadas no âmbito da gestão consorciada na saúde pública estadual. Durante o evento, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou que o Estado vai ampliar o repasse para os consórcios em 10% e que o Governo Federal também contribuirá com a gestão orçamentária das policlínicas. A abertura do fórum contou ainda com a presença da secretária da Saúde, Roberta Santana, de presidentes dos consórcios, gestores das Policlínicas e diretores executivos.

Além de construir a policlínica, equipar, comprar os ônibus e as vans, o Governo do Estado ainda custeia 50% da operação, antes era 40%. O Ministério da Saúde também passou a enviar verba para ajudar os consórcios, o que resultou em um desconto na parcela dos municípios, em torno entre 40% e 50%. “O Governo Federal nunca havia repassado orçamento para as policlínicas. E isso agora aconteceu no governo Lula. Isso possibilitou a gente a reduzir, naturalmente, o nosso custeio com elas e, por isso, fizemos um pacto com os municípios para que esses recursos possam ser aplicados na atenção básica, como em ações de vacinação e em maternidades, por exemplo”, detalhou Jerônimo.

Premiação

O encerramento do evento será às 16h30, com a 1ª edição do Prêmio Melhores Práticas dos Consórcios Públicos Inter federativos de Saúde do Estado da Bahia, que contempla as melhores práticas dentre os consórcios.

“De 2017 a setembro de 2023, foram mais de quatro milhões de atendimentos, um bilhão de investimento feito em 24 policlínicas, em 28 regiões de saúde. Agora, temos a oportunidade de trocar experiências e de premiar as melhores práticas”, explicou Roberta Santana. Os projetos de destaque apresentados no evento foram realizados pelas policlínicas de Ribeira do Pombal, Guanambi, Barreiras, Itabuna e Teixeira de Freitas.

Descentralização da saúde

Os números relacionados à atuação das Policlínicas de Saúde na Bahia demonstram o sucesso da política de descentralização dos serviços de saúde assistenciais e de média e alta complexidade. “Nós já estamos com 24 consórcios formados, atendendo uma população que equivale a 77,5% do estado. E de municípios 98,5%. Temos hoje 411 municípios consorciados, com as 28 regiões de saúde são contempladas com um serviço de excelência, pois as nossas Policlínicas não perdem para nenhum serviço privado”, destacou o coordenador dos Consórcios de Saúde da Bahia, Nelson Portela. As cidades fora dos consórcios são Ipupiara, Salvador, São Felix, Sapeaçu, Vera Cruz e Xique-Xique.

Os consórcios são as entidades mantenedoras das policlínicas, em gestão consorciada com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab). Outros estados brasileiros têm replicado o modelo de gestão das policlínicas, inspirado na iniciativa do Ceará, que enviou os representantes Bruno Elói e Francisco Ivan para participarem do Fórum Estadual dos Consórcios Públicos Interfederativos de Saúde.

Nas unidades, são realizados exames como ressonância magnética, tomografia, mamografia, dentre outros, além de consultas médicas, reduzindo custos, facilitando o deslocamento da população e ampliando a interiorização da atenção ambulatorial especializada na Bahia. A 26ª Policlínica será entregue ainda em 2023, no município de Ilhéus. O valor investido nas policlínicas já inauguradas supera R$ 1 bilhão.

Fotos: Antonio Queirós/GOVBA

 

Fonte: SECOM/BA
Compartilhar1EnviarTweet1Compartilhar

Posts Relacionados

PMBA APREENDE ARMA DE FOGO EM BARREIRAS
Bahia

PMBA APREENDE ARMA DE FOGO EM BARREIRAS

por Alô Alô Salomão
28/05/2026
Bahia sedia Congresso dos Corpos de Bombeiros Militares do Nordeste
Bahia

Bahia sedia Congresso dos Corpos de Bombeiros Militares do Nordeste

por Alô Alô Salomão
27/05/2026
Próximo Post
Desemprego cai e fica em 7,8% em agosto, menor taxa desde 2015

Desemprego cai e fica em 7,8% em agosto, menor taxa desde 2015

Mais lidas da semana

  • Regional: Barreiras tem mais um dia de vacina.

    Regional: Barreiras tem mais um dia de vacina.

    5807 compartilhamentos
    Compartilhar 2323 Tweet 1452
  • HOMEM ARMADO COM REVÓLVER E FACA É PRESO APÓS AMEAÇAR PEDESTRES

    4 compartilhamentos
    Compartilhar 2 Tweet 1
  • Operação conjunta entre 27º BPM e Polícia Civil resulta em confronto com autor de tripla tentativa de homicídio

    4 compartilhamentos
    Compartilhar 2 Tweet 1
  • SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tweet 1
  • PMBA APREENDE ARMA DE FOGO EM BARREIRAS

    4 compartilhamentos
    Compartilhar 2 Tweet 1

CURSO MANICURE AGENDA LOTADA

ESCOLA ESPAÇO DO APRENDIZ

GAGIS

REAL CALÇADOS

PUBLICIDADE

ACADEMIAS 24 HORAS

BARREFOGO

COMERCIAL ALENCAR

TECH PROTEGE

Últimas notícias

SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide

SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide

15/06/2026
Governo prevê aumento de etanol na gasolina de 30% para até 32%

Governo prevê aumento de etanol na gasolina de 30% para até 32%

09/06/2026
Governo da Bahia realiza pagamento de nova parcela do precatório e do abono extraordinário, nesta terça-feira (9

Governo da Bahia realiza pagamento de nova parcela do precatório e do abono extraordinário, nesta terça-feira (9

09/06/2026

GUANABARA

ATACADÃO PEIXOTO

Blog Alô Alô Salomão

O portal de notícias do Oeste Baiano!

Siga-nos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • Anuncie aqui
  • Você Repórter
  • Política de privacidade

© 2022 Alô Alô Salomão - O portal de notícias do Oeste Baiano! Desenvolvido por Slayer.Tech.

Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
  • Página inicial
  • Categorias
    • Brasil
    • Bahia
    • Regional
    • Policial
    • Política
    • Mundo
    • Esporte
    • Famosos
    • Agro

© 2022 Alô Alô Salomão - O portal de notícias do Oeste Baiano! Desenvolvido por Slayer.Tech.

Bem-vindo(a) de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Login