Barreiras, BA – Os trabalhadores do Assentamento Santa Rita, localizado próximo ao quilômetro 30 da BR-020, no município de Barreiras, estão enfrentando graves prejuízos devido à falta de energia elétrica provocada pelo temporal da última quarta-feira (20).
Neste mês de novembro, a comunidade já sofreu com mais de três panes no sistema de energia elétrica, deixando os moradores sem luz por dois ou três dias consecutivos. A situação tem causado sérios danos à piscicultura, uma das principais atividades de subsistência dos moradores, além de prejuízos em eletrodomésticos e outros transtornos significativos.
“É um desrespeito com toda a comunidade, pois a maioria vive daqui da roça. E quando a gente vem conseguir alguma resposta da Coelba é depois de meses”, desabafou a senhora Gil Borja, em contato com nossa redação. Ela ainda ressaltou que os meios de comunicação da COELBA não resolvem nada. “Uma situação muito difícil para a comunidade que não tem a quem recorrer, a não ser pedir ajuda aos meios de comunicação”.
Somente neste mês, os trabalhadores relatam a perda de mais de 300 peixes devido à falta de energia. Mais de 200 famílias residem na comunidade e prometem mover uma ação coletiva solicitando o ressarcimento pelos prejuízos sofridos.
Nossa equipe entrou em contato com a Supervisão de Atendimento a Clientes da COELBA, que prontamente nos atendeu, solicitou contato dos moradores para buscar identificar o problema e encontrar uma solução, mas até às 17h40 recebemos informações de que a comunidade ainda estava sem energia.
Além dos problemas já mencionados, a falta de energia elétrica no Assentamento Santa Rita também tem afetado o abastecimento de água, uma vez que as bombas de água dependem de eletricidade para funcionar. A situação é ainda mais crítica para as famílias que dependem da piscicultura, pois a falta de energia compromete a oxigenação dos tanques, resultando em perdas significativas de peixes.
A comunidade espera que as autoridades competentes tomem medidas urgentes para resolver a situação e evitar novos prejuízos.