Na manhã desta quinta-feira (21), policiais rodoviários federais atenderam um acidente com um caminhão cegonha que foi totalmente destruído pelo fogo. A ocorrência aconteceu no Km 113 da BR 116, trecho do município de Chorrochó, no Norte da Bahia.
Equipe da PRF realizava patrulhamento preventivo no trecho, quando foram informados de um acidente envolvendo um caminhão cegonha que transportava 11 veículos usados. De imediato, os policiais se deslocaram para o local e visualizaram a carreta completamente consumida pelo fogo.
Segundo o motorista, ele estava dirigindo quando percebeu o início do incêndio e ao estacionar o veículo, as chamas tomaram conta do conjunto veicular. O incêndio também destruiu todos os veículos transportados.
Ele conseguiu sair do veículo sem ferimentos e relatou que uma pane mecânica pode ter sido a causa do incêndio, pois notou que as chamas iniciaram em uma das rodas do semirreboque, provavelmente por freio travado.
A PRF alerta que o condutor deve manter atenção constante ao trafegar no trânsito. Nesse período de aumento do fluxo de veículos e passageiros nas rodovias, os motoristas devem dirigir de forma moderada, realizar a revisão preventiva do automóvel antes da viagem, programar pausas para descanso, procurar se informar sobre o estado de conservação das estradas e também as condições do tempo por onde vai passar.
Orientações de Segurança
Além da atenção às regras de trânsito, os cuidados com o automóvel também são fundamentais e alguns itens são indispensáveis para uma viagem segura. É importante que se faça a conferência dos itens de segurança do veículo, calibrando os pneus e observando os sulcos dos pneus, checando o bom funcionamento dos limpadores de para-brisas e testando o funcionamento da iluminação como faróis, lanternas traseiras, setas, luzes de freio e ré.
Também é fundamental planejar a viagem, buscando evitar, na medida do possível, os horários de pico. Dirigir cansado ou com sono aumenta o risco de o motorista cometer erros. A cada três ou quatro horas de viagem, é recomendável uma pausa para descanso ou revezar a direção do veículo.
Eventuais paradas no acostamento devem ser feitas apenas em caso de emergência, com pisca-alerta ligado e triângulo a pelo menos 30 metros do veículo.
Fonte: PRF