Na manhã desta terça-feira (18), o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso e o chefe de gabinete, Melchisedec Neves, participaram da cerimônia de casamento coletivo promovida pelo Projeto “Amor – Fonte transformadora do destino”, da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Entre sorrisos e lágrimas, 33 casais do Complexo Penal de Barreiras disseram “Sim, eu aceito” e formalizaram a união.
Essa é a segunda vez que a unidade prisional de Barreiras recebe a ação voltada ao matrimônio, que em setembro de 2022 oficializou 27 casais. Toda a estrutura do evento foi montada na área externa, recebendo a presença do corregedor-geral da Justiça, Desembargador José Edivaldo Rotondano; o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia, Dr. José Antônio Maia; a juíza especial da Corregedoria da Justiça, Liz Rezende Andrade; o superintendente de Gestão Prisional, Dr. Luciano Teixeira; diretor do Conjunto Penal de Barreiras, Major Elpídio do Sacramento; juíza da Vara de Registros Públicos de Barreiras, Dra. Marlise Alvarenga; representante da Defensoria Pública, Jean Carlos de Alcântara, presidente da empresa Socializa, Eduardo Brim Fialho, subcomandante CPR Oeste Ten. Cel. Gouveia e a presidente da OAB, subseção Barreiras, Dra. Bárbara Mariani.
A celebração foi musicada pelo Coral dos Reeducandos e Colaboradores Penais, com a participação de sete componentes. Ao som da marcha nupcial, os noivos foram recebidos pelos convidados e pelo Juiz de Paz, Marcos Henrique Santana de Brito, que conduziu a celebração do casamento coletivo, evidenciando a importância da família e a mudança de comportamento para viver em harmonia.
Emocionado, o Desembargador José Edivaldo Rotondano parabenizou os nubentes expressando seus agradecimentos e sobretudo, evidenciando a ressocialização dos reeducandos. “A cada cerimônia e edição do projeto Amor – Fonte transformadora do destino, me sinto emocionado. Essa iniciativa tem o poder de mudar vidas, comportamentos, aproximar as pessoas, formar famílias e ressocializar os apenados à sociedade, de uma forma totalmente diferente, porque eles terão uma família lá fora esperando o retorno de um novo homem, um cidadão. Agradeço a presença e participação de todos, principalmente da equipe da Socializa que preparou cada detalhe dessa festa familiar”, disse o Desembargador.
Acompanhando a cerimônia, o vice-prefeito e secretário de Planejamento Emerson Cardoso, além dos votos de felicidades aos casais destacou o cuidado com as pessoas em situação prisional. “Essa é a segunda vez que o Conjunto Penal de Barreiras recebe o casamento coletivo, que é uma verdadeira homenagem à instituição família, base da sociedade. Além disso, essa iniciativa fomenta a garantia do direito dos reeducandos nos conjuntos penais, no que diz respeito ao casamento, ou seja, é um projeto de caráter humanitário que confere dignidade civil às pessoas privadas de liberdade. Felicito os 33 casais, desejando uma nova etapa de vida pensando sempre num futuro próspero ao lado dos companheiros ”, pontuou.