Com o objetivo de proporcionar ainda mais transparência e fornecer informações referentes ao pagamento do piso salarial para os enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras de Barreiras, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou os detalhes de toda movimentação em torno do processo de cadastro do município no InvestSUS em uma reunião realizada na sexta-feira (1º), com participação de representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Sindicato de Enfermagem e o Conselho Municipal de Saúde.
A reunião que aconteceu na sede da Secretaria contou com a presença da secretária Jamile Rodrigues, da subsecretária Juana Jamille, vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, dos vereadores Teteia Chaves, Carmélia da Mata e João Felipe, e ainda, dos coordenadores da UPA Clarice Borges, SAMU, Hospital Municipal Eurico Dutra, Hospital da Mulher e outros servidores que compõem o jurídico, recursos humanos e assessoria técnica da saúde municipal.
A subsecretária de Saúde, Juana Jamille, detalhou a partir de uma linha do tempo todas as etapas estabelecidas pelo governo federal para a realização do cadastro que irá viabilizar o repasse para o pagamento do piso salarial de enfermagem, enfatizando que foi montado um grupo de trabalho para atingir esse objetivo, estudando detalhadamente as informações, também a legislação e que todos os requisitos foram cumpridos.
“Desde o primeiro momento, toda equipe da Secretaria de Saúde se desdobrou para encaminhar no tempo determinado todas as informações solicitadas, do qual conseguimos lograr êxito e após a publicação da primeira lista ficamos sem entender os motivos do município de Barreiras não ter entrado no rol dos contemplados. Estivemos inclusive, na Caravana Federativa, em Salvador, no stand do Ministério da Saúde, para entender qual razão de o município de Barreiras ainda não aparecer na lista dos contemplados com o repasse federal, e desde então, seguimos monitorando e cobrando do MS o ajuste nas informações referente a Barreiras”, esclareceu Juana Jamille.
Durante a reunião, foi apresentada a Cartilha do Ministério da Saúde com informações de como será feito o repasse do Governo Federal para os Estados e Municípios, esclarecendo que o piso para enfermeiro é de R$ 4.450,00 para 44 horas. Até o próximo dia 10 de setembro, as equipes da Secretaria de Saúde seguem atualizando os dados no InvestSUS, em comunicação direta com o Governo Federal, esclarecendo ponto a ponto, a fim de regularizar a situação, que a princípio aponta para uma falha na compilação dos dados pelo Ministério da Saúde.
“Reunimos o conselho, sindicatos, associações e equipe técnica da saúde para esclarecer sobre o cadastramento e o monitoramento do piso de enfermagem no InvestSUS. Nosso objetivo foi justamente expor de forma absolutamente transparente, que todas as etapas orientadas pelo governo federal foram obedecidas e todos os dados foram cadastrados e encaminhados em tempo hábil. A Prefeitura de Barreiras segue monitorando o processo de cadastramento de aproximadamente 700 profissionais de enfermagem até o próximo domingo (10), para que os dados sejam recepcionados com sucesso no InvestSUS e Barreiras esteja apta a receber o aporte financeiro para o pagamento do piso nacional de enfermagem”, explicou Jamile Rodrigues, secretária municipal de saúde.