BAHIA
PUBLICIDADE
  • Anuncie aqui
  • Você Repórter
  • Política de privacidade
  • Login
Blog Alô Alô Salomão
BAHIA
PUBLICIDADE
  • Página inicial
  • Brasil
  • Bahia
  • Regional
  • Policial
  • Política
  • Mundo
  • Esporte
  • Famosos
  • Agro
Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
  • Página inicial
  • Brasil
  • Bahia
  • Regional
  • Policial
  • Política
  • Mundo
  • Esporte
  • Famosos
  • Agro
Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
Blog Alô Alô Salomão
Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
PUBLICIDADE

Secretários de Saúde comemoram decisão de Barroso de exigir passaporte da vacina

Alô Alô Salomão por Alô Alô Salomão
4 anos atrás
em Brasil
A A
0
Secretários de Saúde comemoram decisão de Barroso de exigir passaporte da vacina
Compartilhe no FacebookCompartilhe no WhatsApp

O presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Carlos Lula, disse apoiar a decisão liminar do ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), de obrigar a cobrança do passaporte da vacina para a entrada no Brasil.
“A decisão é correta, pena que tenha sido tomada mais uma vez pelo Judiciário. Dialoga com a reciprocidade necessária entre as nações. O certificado é exigido dos brasileiros em outros países”, disse Lula, que também é chefe da pasta da saúde no Maranhão.
A medida contraria o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), que havia decidido que os viajantes não vacinados deveriam cumprir apenas uma quarentena de cinco dias para entrar no Brasil por voos internacionais.
A regra do governo para fronteiras terrestres era mais frouxa, permitindo a entrada de não vacinados que tivessem em mãos o exame negativo da Covid-19.
“A decisão liminar é correta do ponto de vista epidemiológico, jurídico e político. A gente espera que o Ministério da Saúde tome medidas imediatamente para cumprir a ordem”, afirmou ainda Lula.
Pela decisão de Barroso, antecipada pela coluna da Mônica Bergamo, somente serão dispensados de apresentar o comprovante de imunização os passageiros que comprovem razões médicas e também quem venha de país em que comprovadamente não haja vacina disponível ou por razão humanitária excepcional.
A medida passa a valer depois que todos os órgãos envolvidos forem notificados, o que deve ocorrer na próxima segunda (13). Além disso, Barroso encaminhou o caso à Presidência do STF para inclusão da matéria na pauta de julgamentos do plenário, na modalidade virtual (votos por escrito), em caráter de urgência.
A vice-presidente do tribunal, ministra Rosa Weber, marcou o início do julgamento à 0h da quarta (15) e conclusão às 23h59 da quinta (16).
Políticos e pré-candidatos à Presidência da República também comemoram a decisão de Barroso.
“Temos que proteger os brasileiros. Decisão acertada do Ministro”, afirmou, no Twitter, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
O vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), classificou a decisão como uma vitória em homenagem às vítimas do coronavírus.
“Cada vitória que conseguimos em cima daqueles que acham que é melhor morrer do que comprovar a vacinação, é em homenagem às mais de 616 mil vidas que perdemos para Covid-19 e para esse governo irresponsável!”, disse.
Entre os deputados, o líder da minoria na Câmara, Marcelo Freixo (PSB), declarou que a atitude de Barroso foi correta. “Parabéns ao ministro Barroso, que determinou a exigência do comprovante de vacinação para quem quiser entrar em nosso país. Decisão correta diante da omissão irresponsável do governo Bolsonaro, que não tem compromisso com a proteção da vida dos brasileiros”, disse Freixo.
O ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro e pré-candidato ao Planalto, Sergio Moro (Podemos), elogiou, em vídeo, a decisão. “Estou no aeroporto embarcando para o exterior e foi exigido de mim o comprovante de vacinação contra o vírus, além do teste negativo. Os países lá fora estão exigindo dos brasileiros essa comprovação. É reciprocidade e uma forma de proteger os brasileiros contra as novas variantes da Covid-19”, afirmou Moro.
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro criticaram Barroso.
A deputada Bia Kicis (PSL-DF), presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, disse que a decisão “não passa de mais uma intromissão na política por parte de quem não teve um voto sequer para governar”. “O que ele chama de omissão é opção política de quem foi eleito para governar”, escreveu no Twitter.
Alê Silva (PSL-MG), que também integra a base bolsonarista na Câmara, aproveitou a oportunidade para criticar a manifestação de Moro em apoio à exigência do documento. “Surpresa zero”, escreveu ao comentar a fala do ex-ministro.
Também pela rede social, o professor de direito e colunista da Folha Thiago Amparo afirmou que o STF tem competência para exigir o passaporte vacinal.
“Pode Barroso determinar passaporte vacinal? Sim, é o arroz e feijão do STF. A Constituição Federal determina dever do estado em saúde; a mesma CF diz que judiciário não pode se esquivar diante de lesão de direito; vacina é o único controle efetivo, logo não é uma opção discricionária; daí a decisão”, escreveu.
Procurado, o Planalto pediu para encaminhar os questionamentos ao Ministério da Saúde, mas a pasta comandada por Marcelo Queiroga não se manifestou.
A Anvisa também não se manifestou até a publicação deste texto. Técnicos da agência ainda avaliam os impactos da decisão de Barroso, apurou a Folha.
O ministro Bruno Bianco (Advocacia-Geral da União) afirmou que ainda analisa a decisão.
A decisão de Barroso atende parcialmente a um pedido do partido Rede Sustentabilidade, que acusa o presidente da República de omissão e negacionismo.
O governo federal havia pedido a rejeição do pedido do partido, alegando que inaugurou, em portaria publicada na quinta (9), nova política pública sobre controle de fronteiras. Isso porque neste texto a gestão Bolsonaro passou a cobrar o certificado de vacinação de viajantes, além do período de isolamento dos não vacinados.
A AGU (Advocacia-Geral da União) disse ainda que essa política é formulada com base em juízo de oportunidade e conveniência do Executivo, não cabendo ao Judiciário substituir juízo político e discricionário da União por suas próprias preferências.
Nos planos iniciais, a cobrança do certificado ou da quarentena passaria a valer neste sábado (11), mas as regras foram adiadas para o dia 18 por causa de um ataque hacker ao Ministério da Saúde.
“Não se trata disso”, afirmou Barroso, sobre a ação da Rede que questiona a portaria interministerial.
Segundo o magistrado, não se avalia “a oportunidade e conveniência das políticas de fronteira do Executivo, mas sim examinar a sua constitucionalidade, à luz dos direitos à vida e à saúde da população e do dever do Estado de tutelá-los”.
“A presente decisão não envolve um juízo quanto a preferências políticas do Judiciário, mais sim uma avaliação acerca da compatibilidade das medidas adotadas pelo Executivo com o respeito a tais direitos, tendo em vista uma pandemia que já matou mais de 600.000 brasileiros e a existência de autoridades negacionistas da sua gravidade”, disse o ministro do Supremo.
O magistrado afirmou que há no Supremo jurisprudência ampla e consolidada que reconhece a competência do Judiciário para tal fim e estabelece critérios firmes para sua atuação.
Disse ainda que a jurisprudência da corte determina que medidas de ordem sanitária devem observar normas e critérios científicos e técnicos estabelecidos por organizações e entidades internacional e nacionalmente reconhecidas.
Devem considerar também, acrescentou ele, “as melhores práticas de outros países que enfrentem problema semelhante”.
Bolsonaro tem se posicionado contra a obrigatoriedade do documento e chegou a compará-lo com uma coleira. Neste sábado (11), o presidente disse que a melhor medida seria apenas cobrar um teste de PCR.

Fonte: Bahia Noticias

CompartilharEnviarTweetCompartilhar

Posts Relacionados

LEM: INTERNET É DERRUBADA E PROJETO DO IPTU É VOTADO ÀS PRESSAS NA CÂMARA, GERANDO PREJUÍZOS FUTUROS PARA A POPULAÇÃO
Brasil

LEM: INTERNET É DERRUBADA E PROJETO DO IPTU É VOTADO ÀS PRESSAS NA CÂMARA, GERANDO PREJUÍZOS FUTUROS PARA A POPULAÇÃO

por Alô Alô Salomão
19/06/2025
Bahia é palco de evento sobre negociações comerciais entre Brasil e Alemanha durante 41º Encontro Econômico entre países
Bahia

Bahia é palco de evento sobre negociações comerciais entre Brasil e Alemanha durante 41º Encontro Econômico entre países

por Alô Alô Salomão
16/06/2025
Próximo Post
Chuva deve dar trégua no Extremo Sul da Bahia até a próxima terça-feira

Chuva deve dar trégua no Extremo Sul da Bahia até a próxima terça-feira

Mais lidas da semana

  • Latrocínio com tortura e execução choca moradores de São Desidério

    Latrocínio com tortura e execução choca moradores de São Desidério

    59 compartilhamentos
    Compartilhar 24 Tweet 15
  • Morre vereador André Magalhães; Prefeitura decreta luto oficial

    46 compartilhamentos
    Compartilhar 18 Tweet 12
  • Regional: Barreiras tem mais um dia de vacina.

    3792 compartilhamentos
    Compartilhar 1517 Tweet 948
  • Riachão das Neves: Secretário de Infraestrutura é agredido por ex-prefeito após retirada de outdoor irregular

    34 compartilhamentos
    Compartilhar 14 Tweet 9
  • Secretaria do Meio Ambiente, Polícia Militar e Guarda Municipal realizam operação de conscientização sobre poluição sonora em Riachão das Neves

    9 compartilhamentos
    Compartilhar 4 Tweet 2

Últimas notícias

Riachão das Neves: Secretário de Infraestrutura é agredido por ex-prefeito após retirada de outdoor irregular

Riachão das Neves: Secretário de Infraestrutura é agredido por ex-prefeito após retirada de outdoor irregular

04/07/2025
Fiocruz: vírus respiratórios permanecem em alta na maior parte do país

Fiocruz: vírus respiratórios permanecem em alta na maior parte do país

04/07/2025
Real Minas vence, elimina Canudos e segue vivo no Campeonato Riachãonevense 2025

Real Minas vence, elimina Canudos e segue vivo no Campeonato Riachãonevense 2025

03/07/2025
PUBLICIDADE
Blog Alô Alô Salomão

O portal de notícias do Oeste Baiano!

Siga-nos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • Anuncie aqui
  • Você Repórter
  • Política de privacidade

© 2022 Alô Alô Salomão - O portal de notícias do Oeste Baiano! Desenvolvido por Slayer.Tech.

Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
  • Login
  • Página inicial
  • Categorias
    • Brasil
    • Bahia
    • Regional
    • Policial
    • Política
    • Mundo
    • Esporte
    • Famosos
    • Agro

© 2022 Alô Alô Salomão - O portal de notícias do Oeste Baiano! Desenvolvido por Slayer.Tech.

Bem-vindo(a) de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Login