• Anuncie aqui
  • Você Repórter
  • Política de privacidade
sexta-feira, junho 26, 2026
  • Login
Blog Alô Alô Salomão
CARNAVAL
PUBLICIDADE
  • Página inicial
  • Brasil
  • Bahia
  • Regional
  • Policial
  • Política
  • Mundo
  • Esporte
  • Famosos
  • Agro
Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
  • Página inicial
  • Brasil
  • Bahia
  • Regional
  • Policial
  • Política
  • Mundo
  • Esporte
  • Famosos
  • Agro
Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
Blog Alô Alô Salomão
Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
PUBLICIDADE

Aneel mantém bandeira tarifária verde para março

Contas de luz estão sem cobrança extra desde abril de 2022

Alô Alô Salomão por Alô Alô Salomão
3 anos atrás
em Economia
A A
0
Aneel mantém bandeira tarifária verde para março

Conta de energia elétrica

Compartilhe no FacebookCompartilhe no WhatsApp

O consumidor não pagará taxa extra sobre a conta de luz em março. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde para o próximo mês para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022. Segundo a Aneel, na ocasião a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios.

Caso houvesse a instituição das outras bandeiras, a conta de luz refletiria o reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias aprovado em junho de 2022 pela Aneel. Segundo a agência, os aumentos refletiram a inflação e o maior custo das usinas termelétricas neste ano, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.

Bandeiras

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos, que variam de R$ 2,989 (bandeira amarela) a R$ 9,795 (bandeira vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Quando a bandeira de escassez hídrica vigorou de setembro de 2021 a 15 de abril de 2022, o consumidor pagava R$ 14,20 extras a cada 100 kWh.

O Sistema Interligado Nacional é dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Praticamente todo o país é coberto pelo SIN. A exceção são algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima.

Atualmente, há 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo é baixo e representa menos de 1% da carga total do país. A demanda por energia nessas regiões é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.

Via: Agência Brasil
Compartilhar1EnviarTweet1Compartilhar

Posts Relacionados

Governo prevê aumento de etanol na gasolina de 30% para até 32%
Economia

Governo prevê aumento de etanol na gasolina de 30% para até 32%

por Alô Alô Salomão
09/06/2026
Desenrola Brasil: saiba Desenrola Brasil: saiba como usar FGTS para pagar dívidas em atrasoomo usar FGTS para pagar dívidas em atraso
Economia

Desenrola Brasil: saiba Desenrola Brasil: saiba como usar FGTS para pagar dívidas em atrasoomo usar FGTS para pagar dívidas em atraso

por Alô Alô Salomão
31/05/2026
Próximo Post
Em dia de inauguração de nova escola, Jerônimo divulga resultado final de processo seletivo para professores

Em dia de inauguração de nova escola, Jerônimo divulga resultado final de processo seletivo para professores

Mais lidas da semana

  • Regional: Barreiras tem mais um dia de vacina.

    Regional: Barreiras tem mais um dia de vacina.

    5817 compartilhamentos
    Compartilhar 2327 Tweet 1454
  • GOVERNADOR INAUGURA ÁREA DE RADIOTERAPIA DO HOSPITAL DO OESTE NESTA SEXTA

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tweet 1
  • Operação conjunta entre 27º BPM e Polícia Civil resulta em confronto com autor de tripla tentativa de homicídio

    4 compartilhamentos
    Compartilhar 2 Tweet 1
  • HOMEM ARMADO COM REVÓLVER E FACA É PRESO APÓS AMEAÇAR PEDESTRES

    4 compartilhamentos
    Compartilhar 2 Tweet 1
  • São João da Bahia contabiliza 45 presos por Reconhecimento Facial e redução de acidentes nas estradas

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tweet 1

CURSO MANICURE AGENDA LOTADA

ESCOLA ESPAÇO DO APRENDIZ

GAGIS

REAL CALÇADOS

PUBLICIDADE

ACADEMIAS 24 HORAS

BARREFOGO

COMERCIAL ALENCAR

TECH PROTEGE

Últimas notícias

São João da Bahia contabiliza 45 presos por Reconhecimento Facial e redução de acidentes nas estradas

São João da Bahia contabiliza 45 presos por Reconhecimento Facial e redução de acidentes nas estradas

25/06/2026
GOVERNADOR INAUGURA ÁREA DE RADIOTERAPIA DO HOSPITAL DO OESTE NESTA SEXTA

GOVERNADOR INAUGURA ÁREA DE RADIOTERAPIA DO HOSPITAL DO OESTE NESTA SEXTA

25/06/2026
SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide

SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide

15/06/2026

GUANABARA

ATACADÃO PEIXOTO

Blog Alô Alô Salomão

O portal de notícias do Oeste Baiano!

Siga-nos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • Anuncie aqui
  • Você Repórter
  • Política de privacidade

© 2022 Alô Alô Salomão - O portal de notícias do Oeste Baiano! Desenvolvido por Slayer.Tech.

Nenhum resultado
Visualizar Todos os Resultados
  • Página inicial
  • Categorias
    • Brasil
    • Bahia
    • Regional
    • Policial
    • Política
    • Mundo
    • Esporte
    • Famosos
    • Agro

© 2022 Alô Alô Salomão - O portal de notícias do Oeste Baiano! Desenvolvido por Slayer.Tech.

Bem-vindo(a) de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Login