A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Delegacia de Homicídios de Barreiras e da 11ª Coorpin, informou que dois envolvidos no triplo homicídio ocorrido no último domingo (17), no povoado Conquista, zona rural de Barreiras, durante uma festa universitária, morreram em confronto com policiais na tarde desta quarta-feira (20), por volta das 17h30.
De acordo com o diretor da Diretoria Regional de Polícia, delegado Rivaldo Luz, os homens são apontados como autores do crime que vitimou a segurança da festa, Neura Lima de Brito, de 58 anos, e os jovens João Lucas Ramos Barbosa, de 24, e Filipe Soares Brandão, de 20, além de deixar outra pessoa gravemente ferida.
Segundo o delegado, as equipes da Polícia Civil realizaram diligências com base em depoimentos de testemunhas, coleta de impressões digitais, análise de câmeras de segurança e uso de recursos de inteligência e drones, o que possibilitou a localização da residência dos investigados no povoado de Bebedouro, zona rural de Barreiras. Os policiais foram ao local para cumprir o mandado de prisão, mas ao chegarem foram recebidos a tiros. Houve confronto, e os dois suspeitos acabaram atingidos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas constatou o óbito no local.
A Polícia Técnica foi acionada para realizar a perícia. Durante a ação, foram apreendidos entorpecentes e um arsenal composto por duas espingardas calibre 12, dois revólveres calibre 38, uma pistola calibre 45 — apontada como a arma utilizada no triplo homicídio — além de dois carregadores municiados de calibre 9mm. Também foi encontrado no imóvel o veículo usado no crime.
Os mortos foram identificados como Emerson Ribeiro dos Santos, de 31 anos, natural de Morro Cabeça no Tempo/Piauí e Iuri dos Santos Lopes, natural de Avelino Lopes/Piauí.
Já os suspeitos Marcos dos Santos Gama, natural de Curimatá/Piauí e outro identificado por Jackson Souza dos Santos continuam sendo procurados pela polícia.
O delegado Rivaldo Luz destacou que a Polícia Civil já identificou os demais envolvidos na chacina e mantém as diligências para capturá-los. Ele acrescentou que os criminosos eram ligados a uma facção, possuíam mandados de prisão em outros estados e tinham envolvimento em crimes registrados nas cidades baianas de Buritirama e Barra, além de Avelino Lopes, no Piauí. “Eles tinham alugado uma casa na comunidade de Bebedou e usavam o pretexto de que pretendiam criar animais em uma chácara nas margens do rio, mas na realidade deveriam ter o plano de executar outros crimes em nossa região”.
Entrevista com Diretor Regional: https://youtu.be/MP7-uAHvrag
Fato relacionado: https://aloalosalomao.com.br/dhpp-avanca-nas-investigacoes-sobre-triplo-homicidio-em-festa-na-zona-rural-de-barreiras/