Tradicional programa de jornalismo investigativo da TV australiana ABC, o Four Corners denunciou a empresa brasileira JBS, conhecida das páginas policiais no Brasil, enrolada num dos maiores esquemas de corrupção já revelados ao mundo. O programa explica que, apesar de muitos consumidores não conhecerem a JBS e suas “escandalosas práticas corporativas”, compram seus produtos nos supermercados.
A JBS é a gigante de alimentos corporativos da qual você provavelmente nunca ouviu falar, mas controla uma enorme quantidade de alimentos que você come, possuindo algumas das marcas mais populares encontradas em nossos corredores de supermercados, de Coles e Woolworths a Aldi. Você também encontrará a carne entre seus pães de hambúrguer no McDonald’s.
“Se você andasse na rua e dissesse ‘Quem é a JBS?’ Ninguém saberia. Acho que isso foi inteligente no sentido de que eles criaram marcas dentro de sua marca.” Produtor de gado e açougueiro
De carne bovina e suína a cordeiro e até salmão, os produtos da JBS acabam em inúmeros pratos australianos. O que muitos consumidores não sabem são as escandalosas práticas corporativas por trás da empresa. Os esquemas de corrupção envolvendo a JBS revelados em vários escândalos ao redor do mundo foram tema de uma edição de 45 minutos do programa 4Corners para apresentar a empresa aos australianos. Intitulado como “Os Açougueiros do Brasil: o colosso corporativo que devora o setor de alimentos da Austrália”, o programa entrevista diversas pessoas para exemplificar as operações da empresa. “O controle que eles exercem é enorme”, diz um produtor de carne suína da província de Victoria.
“Acho que será uma surpresa para muitos de seus espectadores que uma empresa brasileira, ligada a tantos escândalos em tantos continentes… tenha permissão para entrar na Austrália e se expandir da maneira que tem.” Repórter investigativo, Reino Unido.
Segundo a reportagem, o que muitos consumidores não sabem são as escandalosas práticas corporativas por trás da empresa. “Acho que será uma surpresa para muitos de seus espectadores que uma empresa brasileira, ligada a tantos escândalos em tantos continentes… tenha permissão para entrar na Austrália e se expandir da maneira que tem”, disse um repórter do Reino Unido, entrevistado pelo Four Corners.
A Four Corners investiga o colosso corporativo que tomou uma fatia importante do setor de produção de alimentos da Austrália ao ser exposto internacionalmente por suborno, corrupção e vandalismo ambiental. “A JBS é uma empresa sob investigação em muitos países, exceto na Austrália, onde parece ser encorajada e apoiada e onde nenhuma pessoa poderosa parece disposta a dizer algo contra ela.” Autor, Tasmânia O programa rastreia suas más práticas corporativas em todo o mundo e a escala das revelações é impressionante.
“ESTE É CERTAMENTE UM DOS MAIORES ESQUEMAS DE CORRUPÇÃO JÁ REVELADOS NO MUNDO.” ATIVISTA DA TRANSPARÊNCIA
Aqui na Austrália, alguns estão questionando por que as práticas da empresa não estão recebendo mais escrutínio depois que suas recentes aquisições receberam luz verde dos reguladores.
A Four Corners ouviu desde militantes envolvidos em transparência corporativa, que falam nos “maiores esquemas de corrupção já revelados ao mundo”, até parlamentares dos EUA, que investigaram a empresa e afirmam que os australianos não deveriam confiar nas práticas da empresa. “Eles demonstraram sua disposição para a corrupção, poluição e atividades ilegais… Portanto, tenha cuidado na Austrália”, diz uma parlamentar.
“VOCÊ TEM QUE PERGUNTAR, O QUE ESTÁ ACONTECENDO? POR QUE ESSA EMPRESA É TÃO APOIADA POR NOSSOS POLÍTICOS?” AUTOR, TASMÂNIA
E os legisladores internacionais têm um aviso para os australianos. “Eu não confiaria a eles um ambiente frágil em nenhum lugar. Eles demonstraram sua disposição para a corrupção, poluição e atividades ilegais… Portanto, tenha cuidado na Austrália.”
Congressista dos EUA Você pode ler a resposta da JBS Brasil às perguntas da Four Corners aqui .
Uma declaração da JBS Austrália pode ser encontrada aqui .
Fonte: Revista Compre Rural