Neilton de Souza declarou que sempre troca informações com clientes da loja (Santa Luzia Casa e Construção), onde exerce o cargo de gerente comercial, solicitando orçamento e fazendo repasse desses orçamentos por meio de mensagens. Mas dessa vez, teve seu Instagram hackeado ao clicar no link com relação de material de um cliente, enviado por SMS. “Na intenção de não perder tempo e oferecer rapidez no atendimento ao cidadão, ele entrou na mensagem de texto e na mesma hora perdeu o domínio da conta no Instagram”.
Seu perfil possuía 14.515 seguidores, com grande quantidade de clientes da loja. Ele observa que é um número significativo, portanto já estava acostumado com o volume de mensagem recebida diariamente e por isso não desconfiou se tratar de um link malicioso, assim clicou sem observar. “… eu estava também conversando pelo direct. Na hora a conta apagou, perdi o domínio completo”.
Para evitar que seus seguidores fossem lesados, por meio de sua conta hackeada, ele gravou um vídeo explicando o que aconteceu, mas, em poucos minutos, uma amiga dele entrou em contato informando ter visualizado no stories da conta fraudada, uma postagem vendendo um aparelho de iPhone, onde o golpista pedia um valor de entrada como sinal da compra (Mil e novecentos reais), com pagamento via pix. Em outra tentativa de golpe com sua conta clonada, o trapaceiro pede dinheiro emprestado para pagamento de um débito. Diz que o aplicativo bancário de Neilton está fora do ar, mas que o mesmo devolverá o dinheiro assim que o sinal for reestabelecido.
O gerente comercial orienta aos seus seguidores para bloquearem, além de denunciarem o perfil clonado e não aceitarem qualquer tipo de proposta. O perfil falso é: Neilton Souza 60, tudo junto. “Se as pessoas receberem mensagens do meu perfil, não aceitem nenhum tipo de conversa. Eles estão muito ferozes nesse sentido de contatar as pessoas e foram várias pessoas que hoje mesmo já me mandaram mensagem me avisando do que está acontecendo”.
A vítima também declara que fez comunicado oficial ao Instagram e registrou Boletim de Ocorrência na delegacia de Polícia local denunciado o caso, inclusive repassou dados usados pelo falsário nas tentativas de fraudes contra seus seguidores, como: Número do pix, CPF e nome completo usado pelo hacker.
Fonte: Alô Alô Salomão