Municípios brasileiros deverão montar pontos de triagem em locais de grande circulação para testagem de Covid-19. Nos locais, a população será convidada a realizar um teste rápido voluntariamente. Com isso, vai ser possível identificar pessoas com e sem sintomas do vírus e promover o isolamento daqueles que forem testados positivo.
A estratégia faz parte do Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19, lançado pelo Ministério da Saúde. O objetivo é distribuir cerca de 60 milhões de testes de antígeno para todo o País até o fim de 2021. O teste em questão é capaz de detectar se a pessoa está contaminada pela Covid-19 em apenas 15 minutos.
Só em setembro serão 9 milhões de testes entregues. Nesta primeira etapa, o critério de distribuição será populacional e, em seguida, cenários epidemiológicos de cada cidade também serão considerados.
Todos os estados e Distrito Federal receberão os testes. As capitais Natal (RN), Campo Grande (MS), Macapá (AP), Porto Velho (RO), Belo Horizonte (MG) e a cidade de Foz do Iguaçu (PR) já tiveram os pontos de testagem instalados.
Em evento realizado simultaneamente em todas as regiões brasileiras, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, comemorou a iniciativa.
“O vírus é o nosso único inimigo, nós estamos conseguindo vencer vacinando a população. Agora, ampliando a nossa capacidade de testagem. Todos lembram que no começo da pandemia era difícil realizar os testes, porque a infraestrutura não só do Brasil, mas do mundo todo não existia. Hoje, os nossos sistemas foram aprimorados com investimento do Ministério da Saúde para realizar testes. E a tecnologia evoluiu, agora nós temos os testes rápidos de antígenos que em 15 minutos nos dão resultados”, disse.
Como funciona?
O teste de antígeno funciona a partir de uma amostra coletada pelo swab (cotonete) nasal e chegam a 98% de eficácia. Por não necessitar de um laboratório para ser processado, o teste é de fácil manipulação e pode ficar em temperatura até 30º C. Para quem estiver com sintomas da Covid-19 e testar negativo, a recomendação é para que uma nova amostra seja coletada e enviada à um laboratório de referência, para realização do RT-PCR e confirmação do diagnóstico.
Dados Covid
Nas últimas 24 horas, o Brasil registou 150.106 novos casos e 935 óbitos de Covid-19, de acordo com a última atualização do Ministério da Saúde. Ao todo, mais de 21 milhões de brasileiros foram infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. O número de pessoas que morreram pela doença no País é de 590.508. Mais de 20,2 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid-19 e outros 359 mil casos ainda estão em acompanhamento.
A taxa de letalidade média do Brasil é de 2,8%. O Rio de Janeiro é o estado com o indicador mais elevado entre as 27 unidades da federação: 5,12%. Em seguida estão São Paulo, Amazonas e Pernambuco, todos com o índice acima dos três pontos percentuais.
Fonte: Brasil 61