Agentes da 86ª Companhia Independente da Polícia Militar tiveram um final de semana produtivo em suas ações, a quais resultaram em prisões e apreensões de armas e drogas, nos municípios de Santa Rita de Cássia e Formosa do Rio Preto, região Oeste da Bahia.
Um dos fatos aconteceu nesse domingo (06/11/2022) por volta das 21 horas e 30 minutos, quando os policiais receberam informações, por volta das 16 horas e 50 minutos, através da Central de Rádio, sobre alguns disparos de arma de fogo, efetuados contra um senhor de prenome Valdeon, no povoado dos Prazeres, margem direita do rio Sapão, zona rural, região de Panambi, Formosa do Rio Preto. Imediatamente, uma guarnição da Operação Safra foi ao local, onde realizou buscas e encontrou os indícios do crime – alguns cartuchos deflagrados, de calibres 12 e 9 mm.
No momento em que a equipe conversava com um dos moradores, o autor do tiro, Rafael Henrique Barco, sem notar a presença da guarnição, chegou novamente ao local do crime, em alta velocidade, conduzindo um veículo Hilux, placa OKV1960, cor branca. Ele foi rendido, teve o veículo revistado e recebeu ‘voz de prisão’, por ser flagrado com a arma e munições, por ameaça e direção perigosa.
Provavelmente por questões de terras, ele teria atirado contra Valdeon Mamédio dos Santos e Marilandia Leite Chagas, que não foram feridos. Valdeon acusa seu Tio Tonho de ser o mandante do atentado contra sua vida.
2º Caso
Apreensão de Arma de fogo
Por volta das 9 horas e 30 minutos de domingo (06), durante “Operação Safra”, dois homens empreenderam fuga em uma moto, ao avistarem a viatura da 86ª CIPM. Não foi possível alcança-los, porque eles adentraram em uma área de mata fechada, mas abandonaram uma arma de fogo de calibre 22 e, 20 munições intactas e uma munição deflagrada. A ocorrência foi na rodovia BR – 135, entre as fazendas Santa Rosa e Zancanela, região da Panambi. Os objetos relacionados foram entregues na Central de Flagrantes em Barreiras, por uma equipe comandada pelo tenente da Polícia Militar, Luciano Barbosa Gonzaga.
3º Caso
Uma guarnição comandada pelo tenente PM Felipe Franco, encontrava-se em rondas na Rua Benivaldo Dias, quando visualizou Douglas Paulino Moura Junior, que tinha sido preso no dia 20/10/2022 por portar um simulacro de arma de fogo, desta vez, transportando uma bolsa e ostentando um volume na cintura. Diante da fundada suspeita, foi dada ‘voz de abordagem’ a ele, que se opôs à ordem legal, dispensando a bolsa e em seguida e levando a mão a cintura. Para se proteger, o comandante da guarnição efetuou um disparo de elastômero, que atingiu o suspeito no braço esquerdo, o qual empreendeu fuga, em seguida se escondeu numa residência. O mesmo foi localizado e detido. Na bolsa, foi verificado que continha 26 papelotes de substância análoga a maconha e 17 de substância análoga a cocaína.
Douglas foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Logo após, ele foi encaminhado ao hospital local para tratar o ferimento e depois foi entregue à Central de Flagrantes de Barreiras. Salienta-se que o mesmo possui registro no banco de dados da polícia, por crime patrimonial em Cristópolis, no ano 2017.