Barreiras (BA), 8 de novembro de 2025 – As chuvas já estão fortes em municípios do Oeste da Bahia, como Luís Eduardo Magalhães e Bom Jesus da Lapa, e devem se intensificar a partir deste domingo (9), segundo alerta do Climatempo. A previsão indica aumento da instabilidade climática, com acumulados de chuva de até 30 mm e rajadas de vento que podem atingir 50 km/h.
Diante desse cenário, que exige atenção redobrada à segurança da população e à continuidade dos serviços essenciais, a Neoenergia Coelba ampliou o número de equipes em campo neste fim de semana, para agilizar o atendimento a possíveis ocorrências. O Centro de Operações Integradas também está em regime de plantão reforçado, 24 horas, com técnicos, engenheiros e eletricistas monitorando o sistema elétrico em tempo real.
Tecnologia e atuação integrada para enfrentar os efeitos das chuvas
Entre as ações estratégicas, a distribuidora conta com tecnologias de automação que permitem a recomposição remota do fornecimento de energia de forma rápida e, em muitos casos, automática – reduzindo a necessidade de deslocamento de equipes. A empresa também deu início ao plano de contingência climática, que contempla ações específicas para o Centro de Operações, em Salvador, e o posicionamento de equipes e materiais em pontos estratégicos.
O plano inclui ainda a priorização de atendimentos a serviços essenciais, como hospitais, escolas, unidades de segurança pública e clientes que dependem de equipamentos elétricos para sobrevivência.
Dicas de segurança durante o período de chuvas
Para garantir a segurança da população, a Neoenergia Coelba orienta:
Em caso de queda de cabos elétricos, não toque nem se aproxime. Afaste outras pessoas e acione a Neoenergia Coelba pelo número 116.
Se a fiação cair sobre um veículo, permaneça dentro do carro e não permita que ninguém se aproxime. Ligue para a Neoenergia Coelba (116) e para os Bombeiros (193).
Os concluintes do ensino médio em 2025 que fazem parte do programa Pé-de-Meia e participarem dos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem receber um incentivo adicional de R$ 200.
O Pé-de-Meia foi criado pelo governo federal para promover a permanência e a conclusão escolar do ensino médio, além de incentivar a participação no Enem para acesso ao ensino superior.
Já o Enem representa a principal porta de entrada para a educação superior. As notas do Enem são usadas nas seleções do Ministério da Educação (MEC): Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Depósito
A parcela única extra será depositada após confirmação da aprovação e conclusão do ensino médio. A conta bancária da Caixa Econômica Federal é a mesma usada para crédito das demais parcelas do programa.
O valor pode ser movimentado ou sacado imediatamente, se o participante desejar. Basta acessar o aplicativo Caixa Tem, se o aluno tiver 18 anos ou mais.
O participante poderá consultar no aplicativo Jornada do Estudante, do MEC, o status de pagamentos (rejeitados ou aprovados), as informações escolares e regras do programa.
Dois dias de Enem
A aplicação das provas do Enem 2025 ocorre em dois dias, em 9 e 16 de novembro.
No último domingo (9), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou as provas do primeiro dia do Enem, com 45 questões de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e 45 itens de ciências humanas (história, geografia e filosofia e sociologia), além da redação, que, em 2025, teve o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
No próximo domingo (16), segundo dia do exame, os participantes resolverão itens de ciências da natureza (biologia, física e química) e matemática.
Quem tem direito ao Pé-de-Meia
Para ter direito à chamada poupança do ensino médio, é preciso atender aos seguintes critérios:
. ser estudante do ensino médio das redes públicas e ter entre 14 e 24 anos; ou ser estudante da educação de jovens e adultos (EJA) das redes públicas e ter entre 19 e 24 anos;
. ser integrante de uma família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) até a data referência 7 de fevereiro de 2025 e que tenha renda, por pessoa, de até meio salário mínimo (R$ 759, em 2025);
. possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular; e
. ter frequência nas aulas de no mínimo 80% no mês.
Atualmente, o Pé-de-Meia atende cerca de 4 milhões de estudantes do ensino médio das redes públicas em todo o país.









